domingo, 17 de julho de 2011

Evite a preocupação excessiva


Preocupar-se significa sofrer por antecipação.
Pode ser positivo quando se traduz em cuidado,
mas um grave problema quando se torna uma ideia fixa, que perturba o espírito e turva os pensamentos a ponto de comprometer a saúde e a qualidade de vida.
Para ilustrar, partilho a história da qual desconheço a autoria: "Um homem contratou um carpinteiro para realizar uns trabalhos em sua fazenda. O primeiro dia do carpinteiro foi bem difícil: a serra elétrica pifou, ele machucou o dedo e, ao final do dia, o carro não funcionou. O fazendeiro ofereceu-lhe uma carona e, quando chegaram, foi convidado a conhecer a família.
Antes de entrar, o carpinteiro parou junto a uma árvore e a abraçou.
Então, ao abrir a porta, ele se transformou e,
 sorrindo, abraçou seus filhos e beijou sua esposa.
Ao sair, o fazendeiro perguntou:
"Por que você tocou a árvore antes de entrar em casa?".
O carpinteiro respondeu:"Ah! Esta é a minha Árvore dos Problemas".
Sei que não posso evitar os problemas no trabalho, mas eles não devem entrar em casa e chegar até meus filhos e minha esposa. Então, à noite eu os deixo na árvore e os pego no dia seguinte.
O engraçado é que quando vou buscá-los,
eles não são nem metade do que eu deixei na noite anterior.

Palavra que orienta

"Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã,
pois o dia de amanhã terá sua própria preocupação!
A cada dia basta o seu mal"
 (Mt 6,34).

Tudo tem um tempo certo para acontecer e a preocupação não ajuda; ao contrário, acaba atrapalhando, pois nos impede de agir com clareza.
Jesus fala que Deus não deixaria que nos faltasse alguma coisa,
pois fomos criados à sua imagem e semelhança.
Enfatiza que devemos ter confiança no Pai, pois ele
conhece as nossas necessidades (cf. Mt 6,25-34).
Com a oração do Pai-Nosso (Mt 6,9-13), Jesus nos ensina a não pensar no ontem
 nem no amanhã, mas pedir o "pão nosso de cada dia".
Não somos capazes de eliminar todas as preocupações,
mas podemos amenizá-las com a oração.
"Não vos preocupeis com coisa alguma, mas, em toda ocasião,
 apresentai a Deus os vossos pedidos, em orações e súplicas,
acompanhadas de ação de graças.
E a paz de Deus, que supera todo entendimento,
guardará os vossos corações e os vossos pensamentos no Cristo Jesus" (Fl 4,6-7).
Permita que Jesus tome conta de suas preocupações:
"lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois ele é quem cuida de vós" (l Pd 5,7).

Rosemary de Ross
(Texto do livro:"Mensagens e orações para diversas situações do dia a dia". Paulinas Editora).



9 comentários:

Anônimo disse...

Olá Rosemary, maravilhosa esta mensagem! Realmente precisamos aprender a ouvir Deus, pois em cada situação Ele tem algo a nos ensinar, a nos orientar!!!


Bjs e continue a espalhar a mensagem de Deus. Muitos ainda não o conhecem!!!

Anônimo disse...

Olá Rosemary
São tantas as nossas preocupações diárias,que só Deus para nos dar forças para prosseguirmos.
Parabéns pela mensagem!

Anônimo disse...

Luciano...
Linda esta mensagem da Rosemary.
Parabéns,seu site sempre tem mensagem maravilhosas.
Super abraço.

Anônimo disse...

Obrigada pela mensagem maravilhosa, estou precisando muito de mensagens positivas, de ler a palavra de Deus, e de muita oração.

Anônimo disse...

Linda mensagem!!!! Sou extremamente preocupada com tudo,realmente sofro por antecedência,e as vezes até acho pinto o problema,maior do q ele realmente é.Mais estou procurando ,atraves da oração,da FÉ q tenho em DEUS,superar um dia de cada vez.

Cida disse...

Olha esta mensagem parece que foi escrita para mim no dia certo no momento certo e hora exata , pois minha minha tem sido exatamente assim tenho me preocupado muito com meus problemas , tanto que tenho deixado de viver por isso , talvez eu esteja esquecendo de depositar mais minha confiança em Deus , sei que somente ele é capaz de solucionar meus problemas ou os nosssos problemas , por issso obrigada por esta mensagem tão encorajadora!!!!!

Katia disse...

A MENSAGEM É LINDA.
QUE VENHAMOS POR EM PRÁTICA TODOS OS DIAS ESTA FORTE ATITUDE DE NOS RENOVARMOS ANTES DE NOS CONTACTARMOS COM NOSSOS ENTES QUERIDOS.
AQUELES QUE NOS ESPERAM SEMPRE MERECEM RECEBER A DELICIA DO NOSSO MEIGO ABRAÇO E UM LINDO SORRISO.SEJA A CADA DIA MAIS FELIZ PELO SIMPLES FATO DE VC EXISTIR E FAZER PARTE DESTA FAMILIA DE luz.
CARINHOSAMENTE,
KATIA PELLEGRINO, RJ - PSICÓLOGA - Tel:78386974

Anônimo disse...

Mensagem maravilhosa,estava precisando ouvir essas palavras...

Vanda Yamaguchi disse...

Excelente! Continuemos meditando nos valiosos ensinsmentos aqui postados, e Viva Jesus em nossos corações! Confiemos em Jesus que é o grande Amigo que não abandona o Amigo no meio da caminhada"!

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!