segunda-feira, 25 de julho de 2011

Drogas não!!!


Droga é o nome dado às substâncias, naturais ou sintéticas, que alteram transitoriamente a percepção de quem as consome.Diante da incapacidade de enfrentar problemas e resolver frustrações, muitas pessoas recorrem ao uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, como uma forma momentânea de fuga. Na falta de valores éticos, morais e religiosos profundos, essas substâncias preenchem o vazio de uma sociedade empobrecida de significados e objetivos.O consumo continuado, e em quantidades cada vez maiores para conseguir os mesmos efeitos, gera dependência e provoca problemas físicos graves, tais como perda de memória, impotência sexual e até mesmo lesões cerebrais. Do ponto de vista psicológico, provocam mudanças profundas de personalidade e atitudes antis-sociais. Afetam também a capacidade de julgamento, o humor e as relações interpessoais, comprometendo a convivência familiar, o trabalho, o rendimento escolar.
Na maioria das vezes, o dependente químico não percebe o mal que está fazendo a si mesmo e às pessoas próximas e precisa ser encaminhado a um tratamento especializado,que inclui acompanhamento espiritual.

Palavra que orienta

"Meu filho, escuta as minhas palavras
e dá ouvido às minhas sentenças.
Que elas não se afastem de teus olhos;
pelo contrário guarda-as no fundo do coração:
elas são vida para os que as encontram
e saúde para todo o seu corpo"
(Pr 4,20-22).

Quando se recorre às drogas para fugir da realidade ou solucionar algum problema, em um primeiro momento pode-se ter uma sensação de bem-estar e conforto. Entretanto, depois que o efeito passa, percebe-se que a situação continua exatamente a mesma, ou até pior, uma vez que a necessidade essencial não foi saciada.
Se você é dependente de algum tipo de droga, acolha o conselho de Deus, que o convida a estar atento à sua Palavra. Disponha-se a escutar, aprender e aplicar os bons princípios na sua vida, obtendo a cura da alma. Quando nos aproximamos de Deus e guardamos suas palavras em nosso coração, a dependência vai sendo aos poucos substituída pelo amor que ele tem por nós.
Jesus prometeu que, diante dos problemas, nos daria força e coragem para transpor as barreiras. Ele, que curou tantas pessoas que dele se aproximaram,restituindo a saúde a quem tinha fé(Lc 9,11),vai curá-lo também. Ele quer sua cura e que isso aconteça a partir do seu íntimo, através do perdão, da mudança de vida, da oração, passando necessariamente pela fé que provém do conhecimento e vivência da Palavra de Deus.

Mensagem de esperança

Para livrar-se da dependência das drogas, é necessário querer e ter muita força de vontade. Essa coragem para vencer as inclinações aos vícios é encontrada na oração, nos grupos de apoio a dependentes químicos, em clínicas especializadas e na família. "A força não provém de uma capacidade física, e sim de uma vontade indomável" (Mahatma Gandhi).
Não é fácil, mas procure firmar-se na Palavra de Deus. Reconheça a bondade, a compreensão e o grande amor que Deus Pai tem por você. Desperte de forma intensa seu lado espiritual e peça ao Espírito Santo que lhe conceda o dom da fé.
Aceite a ajuda médica e busque a sua reintegração à vida familiar e social. Rejeite as pressões que o levam ao consumo das drogas. Acredite na vitória da vida e procure recuperar o gosto de viver. Enfim, celebre cada dia vivido em sobriedade e, se tiver uma recaída, tente novamente. Com Jesus você vencerá!

Oração

Deus Pai, recorro a ti neste momento em que vejo minha vida destruída pelo vício. O que no começo era prazer tornou-se tristeza e dor.
Peço a graça de libertar-me deste vale de lágrimas e do mal que tem atormentado minha vida; tem compaixão de mim e dá-me forças para curar-me dessa dependência. Peço também pela libertação de todas as pessoas que estão no mundo das drogas, totalmente cegas e atormentadas. Tem misericórdia delas e de suas famílias que igualmente sofrem com os vícios.
Eu clamo, Senhor Jesus: retira de minha alma este sofrimento que causa tanta dor! Dá-me a força necessária para eu dizer não aos anseios da carne. Que eu possa encontrar em ti a coragem para mudar de vida e as respostas para meus dilemas.
Só tu, ó Deus, podes perdoar-me, libertar-me e transformar-me em nova criatura! Ajuda-me, Senhor. Vem em meu socorro! Afasta de mim todo tipo de droga. Renova minha alma e meu ser. Em ti confio e em ti espero.
Amém!
"Piedade de mim,Senhor"

(S186[85],3).

(Texto do livro "Mnsagens e orações para diversas situações do dia a dia").
Paulinas Editora.
Rosemary de Ross