segunda-feira, 25 de julho de 2011

Drogas não!!!


Droga é o nome dado às substâncias, naturais ou sintéticas, que alteram transitoriamente a percepção de quem as consome.Diante da incapacidade de enfrentar problemas e resolver frustrações, muitas pessoas recorrem ao uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, como uma forma momentânea de fuga. Na falta de valores éticos, morais e religiosos profundos, essas substâncias preenchem o vazio de uma sociedade empobrecida de significados e objetivos.O consumo continuado, e em quantidades cada vez maiores para conseguir os mesmos efeitos, gera dependência e provoca problemas físicos graves, tais como perda de memória, impotência sexual e até mesmo lesões cerebrais. Do ponto de vista psicológico, provocam mudanças profundas de personalidade e atitudes antis-sociais. Afetam também a capacidade de julgamento, o humor e as relações interpessoais, comprometendo a convivência familiar, o trabalho, o rendimento escolar.
Na maioria das vezes, o dependente químico não percebe o mal que está fazendo a si mesmo e às pessoas próximas e precisa ser encaminhado a um tratamento especializado,que inclui acompanhamento espiritual.

Palavra que orienta

"Meu filho, escuta as minhas palavras
e dá ouvido às minhas sentenças.
Que elas não se afastem de teus olhos;
pelo contrário guarda-as no fundo do coração:
elas são vida para os que as encontram
e saúde para todo o seu corpo"
(Pr 4,20-22).

Quando se recorre às drogas para fugir da realidade ou solucionar algum problema, em um primeiro momento pode-se ter uma sensação de bem-estar e conforto. Entretanto, depois que o efeito passa, percebe-se que a situação continua exatamente a mesma, ou até pior, uma vez que a necessidade essencial não foi saciada.
Se você é dependente de algum tipo de droga, acolha o conselho de Deus, que o convida a estar atento à sua Palavra. Disponha-se a escutar, aprender e aplicar os bons princípios na sua vida, obtendo a cura da alma. Quando nos aproximamos de Deus e guardamos suas palavras em nosso coração, a dependência vai sendo aos poucos substituída pelo amor que ele tem por nós.
Jesus prometeu que, diante dos problemas, nos daria força e coragem para transpor as barreiras. Ele, que curou tantas pessoas que dele se aproximaram,restituindo a saúde a quem tinha fé(Lc 9,11),vai curá-lo também. Ele quer sua cura e que isso aconteça a partir do seu íntimo, através do perdão, da mudança de vida, da oração, passando necessariamente pela fé que provém do conhecimento e vivência da Palavra de Deus.

Mensagem de esperança

Para livrar-se da dependência das drogas, é necessário querer e ter muita força de vontade. Essa coragem para vencer as inclinações aos vícios é encontrada na oração, nos grupos de apoio a dependentes químicos, em clínicas especializadas e na família. "A força não provém de uma capacidade física, e sim de uma vontade indomável" (Mahatma Gandhi).
Não é fácil, mas procure firmar-se na Palavra de Deus. Reconheça a bondade, a compreensão e o grande amor que Deus Pai tem por você. Desperte de forma intensa seu lado espiritual e peça ao Espírito Santo que lhe conceda o dom da fé.
Aceite a ajuda médica e busque a sua reintegração à vida familiar e social. Rejeite as pressões que o levam ao consumo das drogas. Acredite na vitória da vida e procure recuperar o gosto de viver. Enfim, celebre cada dia vivido em sobriedade e, se tiver uma recaída, tente novamente. Com Jesus você vencerá!

Oração

Deus Pai, recorro a ti neste momento em que vejo minha vida destruída pelo vício. O que no começo era prazer tornou-se tristeza e dor.
Peço a graça de libertar-me deste vale de lágrimas e do mal que tem atormentado minha vida; tem compaixão de mim e dá-me forças para curar-me dessa dependência. Peço também pela libertação de todas as pessoas que estão no mundo das drogas, totalmente cegas e atormentadas. Tem misericórdia delas e de suas famílias que igualmente sofrem com os vícios.
Eu clamo, Senhor Jesus: retira de minha alma este sofrimento que causa tanta dor! Dá-me a força necessária para eu dizer não aos anseios da carne. Que eu possa encontrar em ti a coragem para mudar de vida e as respostas para meus dilemas.
Só tu, ó Deus, podes perdoar-me, libertar-me e transformar-me em nova criatura! Ajuda-me, Senhor. Vem em meu socorro! Afasta de mim todo tipo de droga. Renova minha alma e meu ser. Em ti confio e em ti espero.
Amém!
"Piedade de mim,Senhor"

(S186[85],3).

(Texto do livro "Mnsagens e orações para diversas situações do dia a dia").
Paulinas Editora.
Rosemary de Ross


13 comentários:

Anônimo disse...

Luciano...
Quantas vidas ceifadas pelas drogas,pelo álcool,etc.É uma reflexão profunda e pertinente.
Este caso recente da cantora inglesa...tão jovem e ao que parece perdeu-se nas drogas.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Amy Winehouse...pela trajetória,sua biografia...foi também vítima das drogas,do álcool,e algumas más companhias...morreu sozinha.Uma pessoa cheia de talentos,mas perdida dentro de si mesma.
Descanse em paz!

Anônimo disse...

Luciano...

Parabéns por essa mensagem.Tenho 2 filhos...sei o quanto este perigo das drogas ronda as nossas famílias.
Super Abraço.

Anônimo disse...

Drogas,perdição de muita gente!

Anônimo disse...

AMY WINEHOUSE, MUITO TRISTE A MORTE DESTA BELA JOVEM CEIFADA PELAS DROGAS, QUE O SENHOR JESUS VENHA TER MISERICORDIA DESTA JUVENTUDE....SO EL EMESMO NESTA CAUSA

Anônimo disse...

Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

I TESS. 4. 16.17.18

Anônimo disse...

Luciano

Que tristeza ver a juventude de hoje perdida nas drogas!
Grande abraço.

Anônimo disse...

DROGAS É UMA DROGA MESMO!
O MAL DO SECULO!

Anônimo disse...

A atriz Vera Fischer foi internada em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
http://natelinha.uol.com.br/noticias/2011/07/27/vera-fischer-e-internada-em-clinica-de-reabilitacao-191938.php

Anônimo disse...

Luciano

Chorei ao ler esta msg...já fui dependente...sei o que é.

Super abraço.

Lucinalva disse...

Oi Luciano
Disse Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Seguir a Cristo é ter uma vida livre das drogas e de tudo que prejudica. Um forte abraço.

Anônimo disse...

UOL Esporte: Um dos símbolos da Democracia Corintiana, o Casagrande, sofreu com as drogas...
Sócrates: O Casa é um dos que sofreu da doença social causada pelas drogas. Os dirigentes tiram a liberdade para a opinião pública, não para o jogador. Quando ele vai para o hotel ele leva uísque, maconha, crack na bolsa. Leva o que ele quiser.

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/07/29/socrates-fala-de-ajuda-a-casagrande-e-conta-sonho-de-ser-medico-na-praca.htm

Anônimo disse...

Marina-MG

Trabalho na área da Educação e vejo o quanto é triste " não a falta de informação sobre drogas", mas o desejo de auto-destruição do ser humano, principalmente no mundo atual.

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!