quarta-feira, 13 de julho de 2011

Consciência ecológica - o planeta terra agradece

Consciência ecológica - o planeta terra agradece


Diante de tantas notícias sobre escândalos políticos, invasões de hackers, estupros, violências de todas as espécies, abandono de crianças, assaltos, drogas... falar sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas pode parecer inoportuno, mas o que poucas pessoas sabem é que a situação é alarmante e relembrar que podemos ajudar a amenizar a situação fazendo nossa parte , é sempre bom.
Nos últimos anos, com muita evidência, estamos vivenciando a fúria da natureza provocada pela ação inconseqüente do ser humano. O aumento da poluição, a devastação da natureza, o tráfico e venda ilegal de animais silvestres, a exploração dos recursos naturais de maneira desordenada e tantas outras situações, vêem causando um impacto terrível no meio ambiente e a resposta da natureza a tudo isso é rápida e assustadora: aquecimento global e mudanças climáticas.
Em cada catástrofe natural que presenciamos, seja ela terremoto, tsunami, ciclone, furação, tornado, inundação, vulcão, seca, poluição, nevascas, podemos perceber a destruição do planeta Terra e a resposta da natureza à ação do homem.
Somos co-responsáveis pela criação e devemos preservar e resgatar o planeta Terra. Não somos capazes de mudar tudo, mas com atitudes simples relacionadas ao nosso dia a dia, podemos colaborar para que o processo de aquecimento global e as mudanças climáticas sejam amenizados.
Atitudes que fazem a diferença e diante das quais o Planeta Terra agradece:

• Plante árvores - elas tiram o CO 2 do ar e liberam oxigênio.
• Recicle o lixo - quando não é reciclado o lixo acaba em um aterro, gerando metano e CO2 além disso, produtos reciclados requerem menos energia para serem produzidos.
• Evite queimadas - a queima lança CO2 e hidrocarbonetos para a atmosfera.
• Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes - as lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente.
• Feche a torneira enquanto escova os dentes - a cada 5 minutos que deixamos a torneira aberta, consumimos em torno de 12 litros de água.
• Agilize seu banho - a cada 15 minutos, gastamos em média 135 litros de água com o chuveiro ligado.
• Evite usar sacolas plásticas - o plástico demora mais ou menos 450 anos para se decompor. Uma boa opção é usar sacolas retornáveis.

Ainda há tempo de revertermos esta situação e estas são apenas algumas atitudes que ajudam a preservar o meio ambiente. As mudanças simples de comportamento contribuem e podem diminuir consideravelmente os impactos ambientais. Cuidar e respeitar a água, o oxigênio, a fauna e a flora que constituem sua substância primeira e fundamental, é o único caminho para um futuro melhor.
O Planeta Terra agradece!

Rosemary de Ross
Pato Branco - Paraná.

2 comentários:

Pr. Edilson Ramos disse...

Luciano, muito bom o texto de Rosemary de Ross.
Todos os habitantes do planeta devem despertar e fazer a sua parte.
É preciso ver a terra como nossa casa e cuidar dela.
Parabéns pelo texto!
Pr. Edilson

Anônimo disse...

Olá Bom dia, eu encontrei este blog hoje e gostei! Eu tenho um blog: http://www.vivasimplicidade.wordpress.com e trato de assuntos semelhantes ao teu. E gostaria de informar que coloquei um link do meu blog ao seu, assim ajudamos a divulgar nosso mode de vida com mais facilidade. Abraço!

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!