terça-feira, 6 de abril de 2010

A PALVRA DE DEUS É ÁGUA QUE NOS LAVA (jr)

Versículos da Bíblia

Efésios 5:26 - Para santificá-la, purificando-a pelo lavar da água na palavra.

João 17:17 - Santifica-os em Sua verdade; Sua palavra é verdade.

Texto explicativo

Em várias partes da Bíblia, a palavra de Deus é comparada com a água; a água que lava e purifica. Em grego, a palavra traduzida por “lavar” ou “lavação” (vs. 26) tem o mesmo significado de pia ou bacia (lavacro). No Antigo Testamento, havia no tabernáculo a bacia de bronze. Os sacerdotes usavam o lavacro (bacia ou tipo de pia) para se lavarem de toda contaminação terrena (Ex. 30:18-21). Hoje em dia, como realidade da figura do tabernáculo, esse lavar da água da palavra também nos livra de toda contaminação; especialmente das contaminações do mundo. Por conseguinte, como reis e sacerdotes do novo testamento, somos purificados ou desencardidos através do lavar (da bacia) da água na palavra.

Dia após dia, pela manhã e pela tarde, precisamos ir à Bíblia para sermos purificados ou desencardidos pela bacia de água na Palavra. Ao ir à Palavra desta maneira, somos purificados da contaminação que acumulamos ao nos relacionar com o mundo. Cada vez que nos relacionamos com o mundo no transcurso de nosso viver humano (escola, trabalho e outros convívios sociais), precisamos ir à Palavra para sermos desinfectados do mundo. Muitos preocupam com os pecados grosseiros, mas se esquecem da “poeira” e “contaminações” do mundo que nos sujam dia a dia. Na verdade, são os pequenos pigmentos de uma sujeira invisível é que vão nos contaminando pouco a pouco e tornando-nos frios ou mornos na fé.

Certa vez, enquanto um irmão Líder falava da importância de ler a Bíblia, uma irmã lhe falou que ela tinha uma péssima memória e que não retinha na mente nada do que lia, assim ela não via razão para ler a Bíblia. Em sua resposta, o irmão Líder ali lhe comentou a respeito da maneira com que as mulheres orientais lavam o arroz. Elas colocam o arroz em cestas de salgueiro e as inundam na água várias vezes. Cada vez que tiram a cesta da água, toda a água se escorre. Embora a cesta não retenha a água, tanto a cesta como o arroz são lavados. Logo, ele aplicou este exemplo à leitura da Palavra. Embora talvez não retenhamos nada do que leiamos, a leitura nos lava e nos purifica. Portanto, devemos sentir-nos encorajados em ir continuamente à Palavra para sermos lavados e não para ganharmos conhecimentos racionais sobre a Palavra. Ou seja, mais importante do que conhecimento da letra é o lavar purificador e regenerador da palavra de Deus.
 
Pedro Júnior

Um comentário:

Alegria do Senhor disse...

Ótimo texto para reflexão sobre nossa vida.

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!