terça-feira, 13 de abril de 2010

Bom relacionamento no trabalho garante emprego

Bom relacionamento no trabalho garante emprego
RhCentral
Hoje, a capacidade de promover a harmonia é um atributo cada vez mais valorizado no mundo dos negócios e pode decidir a ascensão na carreira.

Muito se fala sobre empregabilidade. O aumento ou a diminuição do índice de empregos está diretamente ligado a situação econômica do país. E a demissão, a que está atrelada? Por que as pessoas são demitidas?

Segundo o consultor comportamental Wilson Mileris, o principal motivo para esse fenômeno é a desarmonia no ambiente de trabalho. "A não cooperação, a briga pelo poder, a bajulação, intrigas, exibicionismo e o desamor são fatores que colocam vários profissionais na contramão", alerta.

Os potenciais demissionários são aqueles que têm dificuldades para atuar como um membro eficaz de equipe. "Está na contramão aquele profissional que não consegue estabelecer relações humanas produtivas. Hoje, a capacidade de promover a harmonia é um atributo cada vez mais valorizado no mundo dos negócios e pode decidir a ascensão na carreira", afirma Mileris.

Habilidades como a camaradagem, o respeito, a confiança e a humanização nos ambientes corporativos são, cada vez mais, fundamentais para manter o profissional no curso da prosperidade. "Se há coesão e laços de afeto, entre os participantes, o grupo tem alto poder de barganha nas relações sociais. Quando há desarmonia, o grupo perde sinergia, e a capacidade de influenciar os resultados positivamente. E onde há consenso existem chances maiores de ampliar a produtividade", declara o profissional.

De acordo com o consultor o primeiro fundamento que um profissional deve dominar para não só manter seu emprego "em segurança" como para ascender dentro da própria empresa é compreender que uma equipe vencedora é feita de grandes realizadores individuais, cada um contribuindo com seus talentos especiais, seu conhecimento, sua sabedoria e acima de tudo, sua dedicação.

O especialista dá dicas de como assegurar sua ascensão dentro de qualquer empresa:

1.Visão do Futuro - Pensar no futuro amplia os horizontes, desafia a imaginação, inspira e energiza a equipe de trabalho;

2.Integridade - É estar comprometido com a ética, a honestidade e a verdade em todas as facetas do seu comportamento;

3.Comprometimento - Demonstrar coragem e autoconfiança para apoiar idéias, crenças aos companheiros de trabalho;

4.Lidar com a diversidade - Reconhecer as realizações individuais e edificar os seus responsáveis. Criar um ambiente de trabalho positivo, no qual as pessoas trabalhem com prazer. Potencializar a diversidade da equipe (cultural, racial e sexual) e ser um membro ativo;

5. Iniciativa - Antecipar-se aos problemas e criar alternativas novas e melhores de executar os procedimentos. Evitar a "burocracia" e procurar a concisão, simplicidade e clareza;

6.Acreditar no amor como investimento - Demonstrar consciência e sensibilidade para aplicar o amor incondicional no convívio profissional. Valorizar e estimular a adoção do respeito e da confiança como elementos formadores da dignidade humana. É adepto da humanização nos ambientes de trabalho para impactar a produtividade de todos.

Mileris enfatiza a importância de se reciclar. "Mantenha sua empregabilidade em alta.Busque atualizar-se sempre, principalmente com assuntos relacionados ao seu cargo, profissão ou ramo de atividade. Seja conhecedor das novidades do meio e participe de feiras, workshops e palestras. Leia livros e periódicos relacionados e acesse sites relacionados, bem como fóruns e grupos de discussão. Procure tornar-se uma referência em seu meio, assim sempre que precisar as portas estarão abertas", finaliza.
fonte: www.sinal.org.br