dia do motociclista - dirija com seguranca

Dia do motociclista, hoje 27 de julho é o dia do motociclista, parabéns aos motociclistas, segue 10 dicas para o motociclista utilizar no dia a dia.

Dica número 1 – O QUE LEVAR EM VIAGENS

Itens necessários:
· Algum dinheiro em espécie (o suficiente para abastecer ou comer em algum lugar que não aceite cheque ou cartão).
· Um telefone celular com cobertura na área de sua viagem.
· Ferramentas (normalmente o kit que vem na moto é suficiente para pequenos reparos).
· Kit de reparo de pneus (espátula, remendo e bomba de encher) ou um desses produtos de reparo rápido.

Itens aconselháveis:
· Roupa impermeável para chuva (uma calça já ajuda bastante).
· Mapa da estrada com localização de postos de gasolina e restaurantes (Internet).
· Lista com alguns telefones úteis.
· Bandana para colocar por baixo do capacete (evita que o suor deixe o capacete com cheiro desagradável e alivia o atrito com a cabeça).
· Óculos escuros.
· Kit de primeiros socorros (o Kit que deveria ser obrigatório é suficiente para pequenas emergências).
· Lanterna. (caso vá pegar estrada a noite ).
· Tirantes ou cordas para fixação de motocicletas, em caso de reboque.

Roupas e acessórios pessoais:
· Casaco de couro, se possível com protetores em Kevlar.
· Luvas de couro.
· Botas.
· Calça de couro ou jeans.
· Capacete (integral para viagens).
· Lenço para o pescoço



Dica número 2 – ESCOLHENDO E AJUSTANDO O CAPACETE

§ Você pode ter um capacete aberto para dar aquela voltinha na praia e atender a lei, mas na hora de pegar a estrada, escolha um capacete integral.

§ Alguns capacetes abertos, muito usados por proprietários de Cruisers, não têm o selo do INMETRO, portanto, dependendo do guarda de trânsito, podem virar um problema.

§ Na escolha de um capacete, dê preferencia em primeiro lugar pelo material de fabricação, Kevlar e Plástico Injetado, são mais resistentes que Fibra de Vidro. Leve também em conta o fabricante, boas marcas devem ter preferência.

§ Muito importante também é o tamanho do capacete. Capacetes com o mesmo número têm as formas diferentes e podem não vestir tão bem.

§ Capacetes largos podem tender a sair da cabeça em velocidade e colocar a sua segurança em risco.

§ Capacetes apertados, com o tempo vão causar dores que podem impossibilitar o usuário de seguir viagem.

§ Via de regra, o capacete deve entrar justo mas sem apertar demais. As partes de espuma vão ceder com o tempo e se ajustar ao seu rosto e cabeça, mas as partes em isopor merecem cuidados especiais.

§ Se seu capacete está machucando na testa, localize a posição e pressione fortemente com o polegar a fim de "amassar" um pouco o Isopor, afrouxando a pressão em sua testa, uma colher pode ajudar também. No caso de estar machucando na orelha, retire a forração até expor o isopor, com a ajuda de uma faca ou canivete, aumente a área destinada a orelha, dos dois lados, e recoloque a forração. As orelhas devem ficar livres de qualquer pressão sob o risco de dor intensa após algum tempo de uso do capacete.

§ Para uso do capacete por tempo prolongado, é aconselhável usar bandana por baixo, isto evitará que o suor deixe o capacete com cheiro desagradável, além de proteger a cabeça do atrito com o mesmo. Alguns aconselham molhar a bandana nos dias de calor intenso, desde que haja tempo e condições para secá-lo antes da próxima utilização.

§ As viseiras devem ser mantidas limpas e sem arranhões. Você pode sair a noite com sua viseira e descobrir perigosamente que não consegue enxergar nada quando cruza com a luz de um carro em sentido contrário. A viseira um pouco arranhada que você acha que dá para usar durante o dia pode tirar sua visão e causar um acidente a noite.

§ Para a maioria dos motociclistas, estas dicas não são novidades, mas podem ajudar quem está começando a se aventurar pelas estradas. Deixamos claro que estes são apenas conselhos baseados nas experiências de motociclistas experientes e colaboradores. Não podemos nos responsabilizar por qualquer incidente que venha a acontecer durante uma viagem. No mais pense primeiro na sua segurança e boa viagem.



Dica número 3 – VIAJANDO SOZINHO

Semelhante ao mergulho, deve-se evitar a viagem solo, ou seja, uma só moto. O mínimo recomendado são dois motociclistas. No caso de pane, é importante haver alguém para buscar socorro enquanto a moto não fica sozinha. Mas se for inevitável, seguem alguns conselhos que podem ajudar na sua viagem.

Comunicação

Sempre que possível, leve um telefone celular e os números de locais e pessoas que você possa precisar, como por exemplo: o hotel que você está indo, o mecânico etc.

Lembre-se que alguns celulares tem cobertura limitada, como é o caso de celulares de cartão.

Check-up

Desnecessário lembrar que a moto deve estar em condições para a viagem. Por menor que seja a distância, você vai estar longe de casa e isto aumenta muito um pequeno problema.

Dentre os itens normais de manutenção preventiva, dê especial atenção:

· Condições e calibragem dos pneus.
· Nível do óleo, verificando se a distância não excederá a hora da próxima troca.
· Nível do fluido de refrigeração (quando aplicável).
· Condições dos freios.
· Fixação dos retrovisores (indispensável o uso).
· Regulagem do motor.

Programação

Com o auxílio de mapa, programar as paradas de acordo com a autonomia da moto e seus limites físicos pessoais. Para motociclistas com menos experiência, aconselha-se uma parada a cada 100 km aproximadamente. Para viagens longas e motociclistas em boas condições físicas, os primeiros 100 ou 200 km não mostram o cansaço, mas acreditem, as paradas iniciais farão muita falta no final.

Para programar as paradas pode-se contar com a ajuda de mapas rodoviários que mostram postos de abastecimento e paradas.

Na Internet pode-se obter mapas no site www.estradas.com.br (e outros mais). ou então por meio de guias especializados adquiridos nas bancas de jornais e revistas.

Quando em grupo, deve-se lembrar que as máquinas e as pessoas têm limites e necessidades distintas. Cabe aos "mais fortes" auxiliarem os "mais fracos", e não o contrário. É uma questão de conversar antes da viagem.

Advertência

Se uma moto ou carro, normalmente com dois ocupantes chega rápido em você e não te ultrapassa, procure o primeiro posto policial ou parada, pode ser uma tentativa de assalto.

Em caso de pane e sem garupa, não deixe a moto na estrada. Procure parar um caminhão ou pick-up e transporte a moto até lugar seguro. No transporte sem cordas para amarrar, coloque a moto transversalmente, se possível, arme o descanso lateral, posicione-se no lado oposto ao descanso e peça ao motorista para ir devagar.

Se a garupa for mulher, é mais seguro ela ir procurar socorro de preferencia em um carro de família e você ficar com a moto.



Dica número 4 – POSICIONAMENTO NA ESTRADA

Estradas de mão dupla

Ocupe a sua faixa posicionando-se no espaço relativo a um carro, evitando assim a tentativa de um veículo de quatro rodas em se posicionar a seu lado. Só ultrapassar com segurança e quando houver espaço para você voltar para sua pista. Certos motoristas não gostam de dar espaço para motos e você acaba ficando "preso" entre as duas pistas e em situação de muito perigo.

Estradas de mão única, duas pistas

Da mesma maneira que acima, posicione-se ocupando o espaço relativo a um carro. Trafegue normalmente pela faixa da direita usando a faixa da esquerda somente para ultrapassagens. Nas mudanças de faixa use o retrovisor mas dê uma rápida olhada antes, dependendo da posição, seu retrovisor pode esconder um carro pequeno. Atenção especial para incidência de óleo na pista da direita (pista dos caminhões).

Estradas de mão única, três pistas ou mais

Idem a duas pistas, mas dependendo do movimento da rodovia, pode-se trafegar pela pista do meio, evitando assim o óleo da pista da direita. Porém redobrar a atenção com os retrovisores em relação aos carros que se aproximam, não é incomum automóveis ultrapassarem pela direita.

Velocidade

SEMPRE respeite os limites de velocidade das estradas, em caso de chuva, reduzir os limites para velocidades em que você se sinta seguro pilotando. Nas curvas, inclinar a moto bem menos que o habitual e cuidado com o óleo. Se seus pneus não estão em condições (sulcos com no mínimo 1,6 mm), não viaje na chuva, PARE e espere.

Há dicas (não disponíveis, ainda, específicas para chuva e viagens noturnas).

Roupas

USE SEMPRE CAPACETE. Se sua moto não é uma Cruiser com bolha (parabrisa), que proteja seu rosto, use sempre capacete integral ou com viseira. Uma pedra levantada por um carro ou por seu próprio pneu dianteiro a 100 km/h, pode machucá-lo e derrubá-lo com o susto, isto sem falar dos insetos.

Apesar do calor, não abra mão do casaco de couro, calças jeans ou couro e botas. As luvas são importantes para proteção e evita que depois de um dia inteiro de viagem no sol você descubra que ganhou um par de mãos vermelhas na extremidade de braços brancos.

O casaco de couro não protege do frio, em caso de frio intenso, usar uma roupa quente por baixo. Na emergência, jornal por dentro da jaqueta, luvas e botas faz milagres.

A noite procure usar algo colorido por cima do casaco, adesivos reflexivos no capacete também ajudam. Lembre-se você tem que ser visto de longe.
Dica número 5 – DESGASTE EXCESSIVO DOS PNEUS

Desgaste excessivo ou desgaste irregular é problema relativamente comum em motocicletas. Na maioria dos casos isto é resultado da falta de calibragem dos pneus.

Via de regra, pneus com a pressão acima do recomendado apresentam desgaste no centro da banda de rodagem. Pneus com calibragem abaixo do recomendado apresentam desgaste nas bordas. Em ambos os casos o equilíbrio e estabilidade da motocicleta estão comprometidos, portanto fica claro que sem contar o custo inerente a redução da vida útil do pneu. Por isso, CALIBRAGEM É ITEM DE SEGURANÇA.

O desgaste excessivo / irregular pode também ser resultado do estado e uso da motocicleta bem como estilo de pilotagem. Veja abaixo alguns itens relevantes:

· Pilotagem agressiva (curvas no limite, frenagens fortes), desgasta excessivamente os pneus.
· Motos com maior incidência de uso em trechos retos (estradas por exemplo), tendem a apresentar desgaste no centro do pneu, criando o chamado "pneu quadrado".
· Alinhamento do quadro – pode ocorrer em motos que já sofreram acidentes.
· Peso mal distribuído – como por exemplo uma caixa de ferramentas em um só alforje.
· Amortecedores danificados.
· Regulagem dos amortecedores – muitos amortecedores possuem regulagens nas molas e por pressão. Em ambos os casos os dois lados da moto devem ter o mesmo ajuste.
· Uso excessivo ou desbalanceado dos freios.
· Quanto maior a potência da moto, maior o desgaste do pneu traseiro devido a tendência de "emborrachar" nas arrancadas. Trails grandes também apresentam esta característica.
· O estado das rodovias pode contribuir para o desgaste irregular e causar danos.
· Fazer "RODINHA" não só causa desgaste no pneu traseiro, como pode causar danos no motor de sua moto, que não foi projetado para manter o alto giro e torque sem refrigeração, deixe isto para os profissionais



Dica número 6 - MEDICAMENTOS

É fato que o brasileiro tem o costume de se auto medicar. Os possíveis efeitos colaterais já são perigosos quando você está dentro de sua casa, imagine isto sobre uma moto a 100 km/h.

Você pode achar que, durante uma viagem, um analgésico para uma dor de cabeça, não lhe faria mal algum, certo? ERRADO.

Não é nosso objetivo discutir a química dos remédios, mas basta saber que a maioria dos analgésicos baixa a pressão causando sonolência e diminuindo a sua atenção. Sem contar o fato que efeitos colaterais de remédios que você está acostumado a tomar, podem ser alterados de acordo com a temperatura ambiente e até seu estado emocional.

Se você está tomando regularmente algum medicamento, consulte seu médico, informando-lhe de suas pretensões e detalhes da viagem. Na dúvida, deixe a viagem para a próxima vez.

Evite ao máximo tomar remédios durante uma viagem, se for inevitável, diminua o ritmo e esteja consciente e alerta para qualquer indício de algo diferente, como sono ou sensação que você desligou por alguns segundos (falta de concentração). Ao menor sinal pare, sua vida não vale o risco. Se estiver em grupo, peça a alguém mais chegado para te acompanhar e ficar atento quanto ao seu comportamento (euforia também pode ser um efeito colateral).

De maneira nenhuma misture, por conta própria, dois medicamentos e NUNCA misture álcool com qualquer remédio. Você pode estar se suicidando ou matando alguém. Aí não tem mais remédio.

Dica número 7 – UM ESTRANHO NO NINHO

Você tem um ou mais triciclos no grupo, ou ainda, tem uma moto muito velha ou muito pequena para acompanhar o grupo. O quê fazer ?

A princípio vamos falar dos triciclos.

Com a difusão destes veículos, não é difícil encontrarmos grupos com motos e triciclos, alguns grupos alteraram seus nomes para: Mototriciclube devido a inclusão destes interessantes veículos de 3 rodas.

Não existe nenhum problema de compatibilidade entre 2 e 3 rodas. Contanto que as normas de segurança não sejam quebradas, apenas alguns cuidados devem ser tomados.

O último do grupo deve ser um experiente motociclista, este é chamado "drag bike". Se o piloto do triciclo se encaixar nesta categoria, você terá um excelente "drag bike" fechando o grupo. Caso este não possua a experiência necessária para ser o último, coloque-o imediatamente a frente do último.

Quando se anda em grupo, há uma tendência de quem vem atrás basear seus movimentos na moto da frente, como por exemplo: ponto de frenagem, tomada da curva etc.. Andar atrás de um triciclo é o mesmo que andar atrás de um carro, ou seja, você fica sem esta referencia, mesmo porque os pontos de frenagem e tomadas são diferentes.

Logo a distancia de quem vai depois de um triciclo deve ser a mesma a ser mantida de um carro. Como referencia esta distancia pode ser o dobro da normalmente usada entre duas motos.

Uma moto que não se enquadra no grupo

Avalie as condições de segurança da moto e a experiência do piloto. Se não houver um impeditivo que ponha em risco a segurança do grupo ou do próprio piloto, não se justifica a exclusão desta moto. Lembre-se, a primeira regra do motociclismo é a união e provavelmente este obstinado motociclista prosseguirá viagem sozinho, neste caso com um risco maior do que com o apoio do grupo.

Se você julgar que esta moto não oferece condições de segurança, converse com o motociclista tentando convencê-lo a corrigir o problema antes de coloca-la na estrada. Talvez desta vez a melhor opção seja a garupa de alguém. Caso você não tenha sucesso, coloque-o no final do grupo, imediatamente a frente do "drag bike".

Motociclistas drogados ou sob efeitos de álcool, de maneira alguma devem seguir com o grupo. A segurança do grupo SEMPRE deve ser sua principal prioridade.



Dica número 8 – ANDANDO EM GRUPO.

Existem muitas teorias sobre o assunto, gostaria de lembrar que esta é apenas uma opinião baseada na experiência de motociclistas e colaboradores com anos de estrada.

Quando um grupo vai se juntando no decorrer de uma viagem, fato muito comum no caminho para um evento de motos, fica muito difícil estabelecer-se regras para motociclistas que não se conhecem, aí vale o bom senso e as regras básicas de segurança.

Mas se você é parte de um grupo, alguns cuidados podem ser tomados tornando a viagem mais agradável e segura.

§ Identifique os dois motociclistas mais experientes. Um deve liderar o grupo e o outro deve fechar o grupo, ou seja, ser o último. A segurança do grupo pode depender desses dois.

§ Identifique o menos experiente e a menor moto. Estes serão os limites de seu grupo em relação ao número de paradas e velocidade.

§ O grupo deve sempre ocupar uma pista inteira da rodovia, posicionando-se em uma formação lado a lado defasada, ou seja, como marcas de "passos na areia". É importante manter-se dentro do campo de visão do motociclista à sua frente verificando se ele pode vê-lo pelo retrovisor. A distância entre as motos deve aumentar com o aumento da velocidade.

§ Em rodovias de três ou mais pistas, mantenham-se na pista central, normalmente a pista da direita apresenta mais buracos e óleo, ambos causados por caminhões.

§ Em rodovias de duas pistas, mantenham-se na pista da direita, apesar dos problemas acima mencionados, neste caso é a pista mais segura.

§ Em rodovias de mão dupla, os grupos grandes devem abrir espaços com subgrupos de quatro ou seis motos permitindo assim a ultrapassagem de veículos mais rápidos. Congestionar o transito na subida de uma serra por exemplo, irritará os motoristas que acabarão forçando uma ultrapassagem e colocarão em risco os motociclistas.

§ As ultrapassagens, sempre que possível devem ser feitas de forma contínua, ou seja, o líder deve esperar condições que permitam a ultrapassagem de todo o grupo. Uma ultrapassagem segura requer entrosamento entre o líder e o último, ou "drag bike", ou usando a linguagem dos escoteiros, o lanterna. O líder percebendo as condições ideais sai para esquerda. Imediatamente o último sai também, dando cobertura para que todos ultrapassem com segurança. Após a ultrapassagem todos devem retornar a posição original.

§ Não havendo esta condição ideal, caso com transito muito intenso, as ultrapassagens devem ser feitas gradualmente e o líder deve esperar que o grupo se una novamente antes de iniciar um novo processo de ultrapassagem.

§ Quando estiver chovendo, evite andar por cima da faixa de marcação, pois a tinta que cobre o asfalto forma uma película escorregadia tirando a aderência do piso.

§ Em viagens feitas em grupo, mantenha a distancia do motociclista a sua frente, mais ou menos 3 segundos. Para marcar essa distancia, marque um ponto de referencia na estrada deixe o motociclista da frente passar e conte até três, esse tempo deve ser o mínimo gasto por você para transpassar o ponto de referencia



Dica número 9 – SINAIS UTILIZADOS DURANTE VIAGENS EM GRUPO

Alguns sinais podem ser combinados entre os participantes de um grupo que pretende viajar, mas é bom saber que alguns sinais já tornaram-se padrão por motociclistas acostumados a viajar em grupo e o conhecimento destes procedimentos pode ajudar quando vários grupos ou motociclistas se encontram em uma viagem, fato que normalmente ocorre em ocasiões de eventos motociclísticos.

Sinais

§ Obstáculo a frente, como buraco ou lombada:
ðApontar com a mão esquerda para baixo.

§ Parada ou emergência a frente:
ðMão esquerda espalmada para cima.

§ Dobrar a esquerda:
ðApontar para esquerda na altura do ombro – não isenta o uso do pisca.

§ Dobrar a direita:
ðApontar para direita por cima do capacete – não isenta o uso do pisca.

§ Retornar a frente:
ðApontar para cima fazendo círculos no ar.

§ Reduzir velocidade:
ðBraço esquerdo aberto subindo e descendo (como um leve bater de asas).

Estes são os sinais básicos usados por nosso grupo. Um grupo que viaja sempre junto pode combinar sinais e procedimentos como "preciso parar", "estou sem gasolina", etc.

Um procedimento que pode ser usado quando alguém precisa de uma parada não programada é:

O motociclista ultrapassa o grupo todo, fica imediatamente a frente do líder e pisca para esquerda tempo suficiente para todos perceberem sua intenção, permanecendo nesta posição até a parada efetiva.

Nota: todos os sinais devem ser feitos com a mão esquerda e repetido por todos os integrantes do grupo.



Dica número 10 – REGRAS GERAIS E BÁSICAS PARA PILOTAGEM COM SEGURANÇA

No Trânsito:

§ Trafegue sempre com o farol acesso a qualquer hora do dia ou da noite;
§ Conduza apenas um(a) passageiro(a).
§ Evite fazer "zig-zag", principalmente em trânsito intenso;
§ Trafegue sempre pela direita;
§ Coloque-se na área de visibilidade do motorista à sua frente;
§ Sinalize corretamente para mudar de direção ou parar;
§ Obedeça a sinalização;
§ Use sempre o capacete afivelado corretamente.

Equipamento:

§ Utilize sempre CAPACETE;
§ Use jaqueta de cores claras e vivas;
§ Use botas e calçados fechados;
§ Pilote sempre com luvas;
§ Utilize óculos, caso seu capacete não possua viseira;
§ Use sempre adesivo refletivo no capacete;
§ O(a) garupa deve estar instruído(a) sobre a importância dos equipamentos.

Manutenção:

§ Diariamente, faça uma inspeção na sua moto;
§ Verifique se há folga na embreagem e no freio;
§ Confira se o combustível é suficiente;
§ Verifique se o ângulo dos retrovisores está de acordo com sua visão;
§ Confira se as setas estão funcionando;
§ Verifique como estão os pneus.

Capacete:

§ Limpe as partes interna e externa de seu capacete, bem como a viseira apenas com água e sabão neutro;
§ Deixe secar em temperatura ambiente. Não utilize produtos químicos;
§ Nunca exponha seu capacete a fontes de calor intenso acima de 60º C;
§ Após forte impacto ou três anos a partir da data de fabricação, seu capacete deve ser substituído para sua segurança;
§ Certifique-se de que, ao movimentar sua cabeça, o capacete não saia ou gire, mesmo que a cinta jugular esteja aberta;
§ A viseira não pode se elevar acima da linha do horizonte e deve estar firmemente fixada. Deve ser mantida limpa e sem riscos;
§ Em casos de capacetes abertos (tipo cross), use óculos de proteção adequados;
§ Use sempre o capacete afivelado;
§ A cinta jugular deve passar sob seu queixo, o mais próximo possível da garganta e deve estar bem esticada e travada.
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motivação

Segundo a definição de wikipédia a motivação  designa em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas a condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras é o impulso interno que leva à ação.

Mas como ter motivação em um mundo que nos desmotiva cada vez mais. segue mensagens de motivação que podem te ajudar.

A escolha óbvia

E se alguém que tivesse o poder para tal, lhe desse a escolher entre uma vida de sucesso econômico, boa saúde e realização profissional, e uma
vida com doenças, pobreza e desespero? Qual você escolheria? E se, só pelo fato de o ter decidido, sem nenhum outro esforço da sua parte, você
pudesse escolher como sua vida será?
A verdade é que você tem escolha. Pensar positivamente demanda o mesmo esforço que pensar negativamente. Seus pensamentos criam a realidade.
Você pode escolher enxergar-se como alguém sem valor e ter pensamentos que o levarão á uma vida de desespero. Ou então, você pode reconhecer que é digno do melhor que a vida pode oferecer e encher sua mente com pensamentos positivos que tornarão realidade todo seu potencial.
Claro que a vida é dura. Cada dia é cheio de desafios. Se esses desafios irão lhe derrotar ou levar-lhe à grandeza, é você quem decide.
tenha motivação ao pensar


Os obstáculos estão em sua cabeça

Quantos dos obstáculos em seu caminho são fruto da sua própria imaginação? Do que você tem se convencido que não é capaz de fazer? Que limitações você se convenceu que possui?
Sua mente é muito poderosa é efetiva. Será que ela está trabalhando a seu favor ou contra você?
Para qualquer linha de ação existem obstáculos e desafios reais. Não há necessidade de criarmos obstáculos novos. Liberte-se das amarras do seu próprio pensamento.
Não há limite para o que você pode imaginar. Com comprometimento e esforço, você pode tornar realidade o que imagina. Coloque sua cabeça para trabalhar a seu favor. O mundo vai dizer que você não é capaz. Mesmo assim, você achará as forças e o talento para fazê-lo de do mesmo jeito.
Imagine as possibilidades!

De quem é a culpa?

Você pode justificar-se culpando as pessoas pelos seus erros mas, quando o faz, você dá a elas o controle sobre sua vida . Quando você se concentra em culpar os outros, você destrói seu próprio poder, sua própria habilidade, seu próprio comprometimento em fazer algo a respeito da situação.
Pôr a culpa nos outros só vai fazer você entrar mais fundo no problema. Determinar de quem é a culpa não resolve o problema. Ao invés disso, concentre-se no que tem de ser feito agora, nas medidas positivas que você pode tomar.
Se você acordar durante a noite numa casa cheia de fumaça, vai discutir com sua esposa quem esqueceu de trocar as baterias do detector de fumaça? Claro que não. Você vai tirar todos de casa o mais rápido possível e chamar o corpo de bombeiros.
Se você perder tempo pondo a culpa nos outros, os problemas só fazem piorar.

O trabalho que é viver

O que é trabalhar? Para alguns, é sentar-se em um cubículo e atender o telefone. Para outros, é cuidar de uma criança, construir uma casa, cozinhar, ou pilotar um avião.
Trabalho é a essência da vida. Todos o fazemos, quer tenhamos um contra-cheque ou não. É o que nos mantém vivos e o que nós faz seguir adiante. Não existe trabalho insignificante. Todo trabalho é importante.
Em todo trabalho há lugar para a satisfação, porque há também oportunidade de fazermos a diferença. Quanto mais você se empenhar na realização de um trabalho, mais longe você chegará. Ponha mãos à obra e isso o manterá vivo. Ponha sua mente nisso e você terá vida. Ponha sua própria essência e você receberá enormes recompensas.
O valor do seu trabalho é afetado não pelo que você faz, mas pelo esforço que você dedica.

Perspectiva

Quando você se encontrar frente à derrotas e frustrações, dê um tempo para analisar as coisas. Embora os problemas do momento possam parecer grandes demais, isso acontece apenas porque você está perto deles. Então, tome distância.
Dê um passo atrás e olhe a situação como um todo. Sua vida vai mudar realmente se a encomenda que você espera estiver 2 horas atrasada? Como você vai enxergar esse problema daqui a um mês ou daqui a um ano?
Quando as coisas parecem estar contra você, pense em todas as coisas que estão a seu favor. Enumere suas bênçãos e isso lhe ajudará a lidar com as decepções.
Procure a alegria em cada momento. Até mesmo um obstáculo pode ser uma benção se for encarado com a atitude certa. Nada funciona contra você a não ser que você permita.
Você é mais que o problema do momento. Você tem toda uma vida maravilhosa e vive em um mundo com oportunidades ilimitadas de felicidade e abundância. Supere os obstáculos: eles são minúsculos quando comparados à grande alegria que é viver.

Faça

Toda escolha que você fizer e toda decisão que você tomar terá seu lado bom e seu lado ruim. Considere-os com cuidado e tome a decisão. Uma resposta menos que perfeita é infinitamente melhor do que não fazer nada.
Tudo que você se dispõe a fazer envolve alguns riscos e desafios. Para qualquer coisa que você empreender existem muitas razões para não fazê-lo. Pese os riscos e os benefícios e, então assuma o compromisso de agir. Decida o que você quer fazer, com os olhos bem abertos, e leve isso em frente sem olhar para trás.
Existem muitas direções dentre as quais você pode escolher. Mesmo assim, você precisa escolher. Suas possibilidades são significativas apenas quando você escolhe algumas delas e rejeita o resto. Tentar fazer tudo ao mesmo tempo é tão inútil quanto não tentar nada.
Defina-se. Escolha seu caminho e comece a andar. Decida o que quer fazer e mãos à obra.

"Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer." (Dwight D. Eisenhower)

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segredos do empreendedor de sucesso

Apesar do crescimento das micro e pequenas empresas no Brasil, muitos empreendedores não sobrevivem aos desafios de tocar um empreendimento. Os motivos que levam milhares de empresas a fechar as portas antes de completarem 2 anos de vida vão desde a falta de planejamento e as diferenças de opinião entre o sócios até erros operacionais, como contratar pessoas erradas, administrar mal a equipe ou escolher o ponto comercial errado. Algumas dicas aqui no Empreendedores podem dar um mãozinha para lidar com essas questões.
Mas tão importante quanto saber por que tantas tentativas de empreender fracassam é entender quais os fatores que levam ao sucesso. O professor José Dornelas, criador do site Plano de Negócios, reuniu o que ele considera Os 10 Mandamentos para o sucesso de um empreendedor, inspirado em histórias reais de homens e mulheres que conquistaram seu lugar no mercado. O primeiro passo é a vontade de ser dono do próprio negócio, mas além disso algumas características pessoais fazem a diferença. Vamos a elas.

 

Assumir riscos

Essa é uma das qualidades mais importantes do empreendedor. Arriscar significa aqui coragem de enfrentar desafios, de tentar um novo caminho e de buscar as melhores oportunidades, com autodeterminação e otimismo.

 

Identificar oportunidades

Empreendedores que conseguem se estabelecer no mercado estão atentos e percebem no momento certo as oportunidades que surgem. Conseguem reunir as condições necessárias para a realização de um bom negócio. Ser um indivíduo curioso e atento a informações, já que as oportunidades aumentam quando estamos bem informados.

 

Conhecimento

Preparar-e com cursos, livros e material didático é uma iniciativa comum dos empresários que dão certo. Quanto mais conhecimento sobre o ramo do negócio, maior a sua chance de êxito. As informações podem ser adquiridas na prática, em publicações especializadas, centros de ensino ou em conversas com pessoas que administram o mesmo tipo de empreendimento. O importante é se capacitar.

 

Organização

Senso de organização é essencial. Principalmente na fase inicial do empreendimento, a desorganização compromete o funcionamento e o desempenho do negócio. Ser capaz de utilizar diferentes recursos ao mesmo tempo de maneira eficiente é o objetivo.

 

Tomar decisões

O sucesso de um empreendimento, muitas vezes, está relacionado com a capacidade de tomar a decisão certa. Segundo Dornelas, para isso é preciso seguir quatro passos: "levantamento de informações, análise da situação, avaliação das alternativas e a escolha da solução mais adequada."

 

Liderança

Liderar é saber definir objetivos e tarefas, organizar os métodos e procedimentos práticos, estimular as pessoas no rumo das metas a serem alcançadas e favorecer relações positivas dentro da equipe de trabalho. O homem de negócios está constantemente fazendo contatos, seja com clientes, fornecedores ou empregados.

 

Independência

Além de tudo isso, é importante também ter um certo grau de independência, abrir seus próprios caminhos e habilidade para ser seu próprio patrão. "O empreendedor deve ser livre, evitando protecionismos que, mais tarde, possam se transformar em obstáculos aos negócios".

 

Dinamismo

Manter-se dinâmico e cultivar um certo inconformismo diante da rotina é um dos lemas que devem nortear um empreendedor. Não se acomodar e ter iniciativa para transformar as ideias em um plano concreto a ser seguido.

 

Otimismo

Esta é outra diferença entre a pessoa que vislumbra o sucesso daquela que teme o fracasso. Ser capaz de enfrentar obstáculos é uma das características mais importantes do empresário de sucesso. Ele sabe olhar além das dificuldades e enxergar saídas.

 

Tino empresarial

O que as pessoas chamam de intuição ou faro empresarial, típicos das pessoas bem-sucedidas nos negócios é, segundo Dornellas, a soma de todas as qualidades descritas acima. Se você reúne a maior parte delas, terá mais chances de empreender com êxito.

Fonte: Blog da Caixa

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marco fabossi metas

Metas - Marco Fabossi
No livro “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll, Alice e o gato de Cheshire mantêm o seguinte diálogo:
- Gatinho, que direção devo tomar?
- Isso depende de aonde queiras ir.
- Não sei muito bem aonde quero ir.- Então não importa a direção que tomes.
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Você tem metas para os próximos anos? Você sabe aonde quer chegar? Se não sabe, então qualquer lugar serve, certo?
Nós não morremos quando paramos de respirar, mas quando deixamos de sonhar! Mas apenas sonhar não é suficiente; é preciso estabelecer metas para que possamos tornar realidade nossos sonhos.
Seja o protagonista da sua vida. Não deixe a vida te levar, não permita que a “Síndrome do Zeca Pagodinho” atinja você também.

marcos fabossi é palestrante e autor do blog do fabossi
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relações humanas no trabalho

Nas relações humanas no trabalho, existem apenas 3 regras:
Regra número 1: colegas passam, mas inimigos são para sempre. A chance de uma pessoa se lembrar de um favor que você fez a ela vai diminuindo à taxa de 20% ao ano. Cinco anos depois, o favor será esquecido. Não adianta mais cobrar. Mas a chance de alguém se lembrar de uma desfeita se mantém estável, não importa quanto tempo passe.

Exemplo: se você estendeu a mão para cumprimentar alguém em 1997 e a pessoa ignorou sua mão estendida, você ainda se lembra disso em 2007.

Regra número 2: A importância de um favor diminui com o tempo, enquanto a importância de uma desfeita aumenta. Favor é como um investimento de curto prazo. Desfeita é como um empréstimo de longo prazo. Um dia, ele será cobrado, e com juros.

Regra número 3: Um colega não é um amigo. Colega é aquela pessoa que, durante algum tempo, parece um amigo. Muitas vezes, até parece o melhor amigo, mas isso só dura até um dos dois mudar de emprego.

Amigo é aquela pessoa que liga para perguntar como você está e sempre reclama porque sumiu. Ex-colega que parecia amigo é aquela pessoa que você liga para pedir alguma coisa, e ela manda dizer que no momento não pode atender.

Durante sua carreira, uma pessoa normal terá a impressão de que fez um milhão de amigos, na verdade colegas e apenas meia dúzia de inimigos.
Estatisticamente, isso parece ótimo. Mas não é. A Lei da Perversidade Profissional diz que, no futuro, quando você precisar de ajuda, é possível que quem mais poderá ajudá-lo é exatamente um daqueles poucos amigos.

Portanto, profissionalmente falando, e pensando a longo prazo, o sucesso consiste, principalmente, em evitar fazer inimigos. Porque, por uma infeliz coincidência biológica, os poucos inimigos são exatamente aqueles que tem boa memória. e segundo ditado popular (bem popular mesmo ):-

"Os amigos vem e vão, os inimigos se acumulam...."

Max Gehringer
 

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Calendário Especial

Calendário Especial

Hoje vou apagar do meu calendário especial dois dias: O ontem e o amanhã!
Ontem foi para aprender!
Amanhã será uma conseqüência do que posso fazer hoje.
Hoje enfrentarei a vida com a convicção de que este dia nunca mais retornará.
Hoje é a última oportunidade que tenho de viver intensamente.
Já que ninguém me assegura que amanhã verei o amanhecer.
Hoje terei coragem para não deixar passar as oportunidades que se apresentam, que são as minhas chances de triunfar!
Hoje aplicarei a minha riqueza mais apreciada: O meu tempo!
Meu trabalho mais transcendental: A minha vida!
Passarei cada minuto apaixonadamente para transformar este dia num único e no melhor dia da minha vida!
Hoje vencerei cada obstáculo que surgir no meu caminho acreditando que vencerei!
Hoje resistirei ao pessimismo e conquistarei o mundo com um sorriso com uma atitude positiva esperando sempre
o melhor!
Hoje farei de cada humilde tarefa uma sublime expressão!
Hoje terei meus pés sobre a terra compreendendo a realidade!
E as estrelas cintilarão para inaugurar o meu futuro.
Hoje usarei o tempo para ser feliz!
Deixarei as minhas pegadas e a minha presença nos corações queridos!
Venha viver comigo uma nova estação onde sonharemos que tudo o que nos propomos pode ser possível!
E ousaremos brindar a próxima manhã...
Com a certeza de um dia melhor!!!

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Confiança em Quê?

Confiança em Quê?
 
            Enquanto caminhava por uma loja de materiais de construção, vi um homem vestindo uma camiseta; cor vermelho intenso, que trazia esta melancólica mensagem: "Confiança: o sentimento que você tem um pouco antes de compreender uma situação".
            Eu ri desta divertida definição, mas também percebi que a camiseta trazia uma saudável e segura advertência. É um lembrete para todos nós que tentamos fazer as coisas baseados em nossas próprias habilidades ou qualificações, mas sem confiarmos, conscientemente, na força de Deus. Se acharmos que podemos cumprir as tarefas da vida com nossas próprias forças, essa falsa confiança inevitavelmente se tornará em nossa ruína – e cairemos sob o peso de nossos fracassos.
            Paulo escreveu aos coríntios a respeito disso, fazendo-os lembrar-se da antiga propensão de Israel para a autoconfiança e autossuficiência. Ele primeiro descreveu tudo que os israelitas achavam que os favorecia, e depois falou sobre – como eles transformaram esses benefícios em permissão para pecar, e numa confiança quase arrogante, que provaria ser a sua ruína.
            Paulo afirmou que a autoconfiança deles, deve nos servir de advertência. A conclusão dele? "Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia" (1 Coríntios 10:12). O livro de Salmo 118:8 mostra o melhor caminho: "Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar no homem", ou em nós mesmos. Onde está a sua confiança?
 
FONTE: William E. Crowder
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