quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Arrogância

Para podermos aproveitar a vida de forma saudável, equânime, amistosa, feliz, nada é mais impeditivo do que a ARROGÂNCIA. Em síntese, essa palavra expressa o sentimento da falta de humildade. E humildade nada tem a ver com humilhação, se fazer menor, se sentir pequeno, inferior a alguém. É um pensamento errado que as pessoas conservam, acreditando que ser humilde é ser fraco. Humildade é o que de mais forte o ser humano pode expressar. É por meio dela que abrimos as janelas da sabedoria, que criamos condições e oportunidades de aprendermos, sermos felizes, fazermos amigos, termos boas relações de trabalho, enfim, a humildade é o manto dos sábios.

Estudos têm demonstrado que as pessoas arrogantes têm maior disposição ao estresse, à depressão e a ter enfartos. Se você deseja ter uma dessas patologias, deve ser arrogante.

A maioria das pessoas não admite que é arrogante. Mas, tem gente que diz que é humilde e tem o maior orgulho da própria humildade. É paradoxal!
Uma pessoa arrogante tem dificuldades de convivência, pois ela sente-se sempre melhor do que as outras pessoas que a rodeiam. No trabalho, são aqueles que andam, popularmente, com o “nariz empinado”. Você conhece alguém assim? Já se questionou se não é assim que você aparente ser às outras pessoas?

Arrogância muitas vezes é confundida com orgulho. Porém, o orgulho tem algo positivo, como, por exemplo, a pessoa que sente orgulho da profissão que exerce, aquele que sente orgulho da capacidade que tem de se doar à empresa. No orgulho há coisas boas, como aquele que se sente orgulhoso do filho ter tirado boas notas, mas não usa desse fator para humilhar o filho do amigo que não foi tão bem, até porque altas notas nem sempre significa vasto conhecimento.

As pessoas que se vestem da arrogância, via de regra, são mal-humoradas, rancorosas, rabugentas.



Arrogante é o chefe que usa o cargo para pisar nos funcionários, humilhando-os em frente aos demais colegas de trabalho. Arrogante é o pai que não permite ao filho questioná-lo. Arrogante é aquele que passa pelos mendigos sem lhes cumprimentar, tachando-os como seres inferiores, ainda que o Homem mais fabuloso da história os tenha preferido. Cristo olhou para os miseráveis como se fossem reis, e olhou para os reis como miseráveis. É importante reconhecermos os exemplos do Homem Jesus, independentemente da nossa crença, ou ainda que sejamos ateus.

Arrogante é aquele que julga ter sempre as melhores idéias. Além disso, subjuga as idéias alheias como tolas. Acredita ser o indivíduo mais inteligente, criativo e sábio da Terra, ainda que ao pensar assim esteja decretando que é um pleno imbecil.

Não há nada de mal em nos julgarmos bons em alguma coisa que fazemos. Devemos sim nos sentir importante. Porém, deixemos que nossas ações, atitudes e comportamentos falem por nós. Não é louvável a atitude de vangloriar-se pelo que fazemos. Veremos num próximo tópico quando é que podemos dizer que somos realmente “bons”.

Quando nos vestimos com as vestes da arrogância, da soberba, da empáfia, estamos tornando nossa vida menos feliz. Ainda que, momentaneamente, nos sintamos fortes, estamos sendo fracos. Por mais que, aparentemente sejamos imponentes, estamos sendo imprudentes. Mesmo parecendo que ser arrogante é sinal de vitória, por subjugarmos os mais fracos, estamos derrotando nossa possibilidade de ser feliz, de podermos passar bons momentos com pessoas que de fato nos querem bem. Ser arrogante é delinear, paulatinamente nosso fracasso. É afastar as pessoas, ainda que, a maior dádiva que recebemos é a possibilidade de recebermos carinho, atenção e amor dos outros, assim como transmitir tudo isso aos outros.
Fonte: www.ogerente.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Infelizmente conheço pessoas assim...

Uma pena,não é mesmo?

Ser humilde é o que há de melhor nesta vida!

Humildade,respeito e carinho,são as palavras da minha vida!

Aos arrogantes,só posso desejar boa sorte,porque com certeza a vida deles não deve muito tranquila não!

Beijinhos,tenha um ótimo dia!

Gostei do post!

Bom para as pessoas refletirem!

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!