MENU

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Hai Kai é um tipo de poesia de origem japonesa. Pequena e espirituosa, consegue transmitir com grande intensidade a alma humana.

Abaixo segue um, que irei analisar.

"manhã de frio
se fosse menino escrevia
meu nome no vidro".

Autor: P. F.

O autor tem uma vontade e diz que não pode fazer porque não é mais menino.

Ser adulto é perder a esponteneidade e a vivacidade. Não é atoa que é muito melhor ser criança. Criança pode... adulto SE PODA.

Escrever o nome no vidro não é nenhuma transgressão, mesmo assim o adulto se PODA.

É uma vida de auto-castração.

Olhe a foto no início deste texto. O inseto está em cima da flor, bela foto - teve vontade, foi lá. Não teríamos esta foto se fosse um humano que trocasse sua espontaneidade por um OCEANO DE REGRAS INÚTEIS.

Cada regra serve para cortar um pouco do sabor da vida. Não é atoa que Jesus disse que deveríamos ser como as crianças para entrar no Reino de Deus.

É muito simples escrever o nome no vidro embaçado. É sua espontaneidade, a bondade brotando do coração através de pequenas coisas que te fazem rir e que te trazem a alegria e o sorriso para enfrentar os reais problemas da vida. Imagine quantos gritos seriam evitados, quantas falas ríspidas seriam abortadas por adultos espontâneos que colocaram o sorriso nos lábios.


Sem a espontaneidade diminuem os pequenos prazeres, os prazeres mais simples e menos custosos. Prazeres como abraçar, beijar, ficar de mãos dadas, se olhar, rir de bobagens, relaxar com a presença do outro...

As pessoas aprendem se castrar, e ainda se acham espertos. Fazem tudo para não serem "bobas". O problema é que quase sempre este ser boba é igual a se aceitar.

Depois que o adulto se tornou um verdadeiro idiota castrado metido a besta, ele desenvolve um monte de teorias lindas. Pouco destas teorias "saem da garganta", porque um ser castrado é muito pouco satisfeito e produtivo.

Cada regra criada, cada bloqueio da espontaneidade ou cada decisão de se mostrar melhor do que de fato é, impregna a mente da pessoa com negativismo, insatisfação, ansiedade, angústia, etc. Uma péssima troca!

Quem sabe a pessoa sensível que escreveu o poema possa escolher escrever seu nome no vidro. Aí ele fará um Hai Kai assim:

manhã de frio,
a criança dentro de mim quis escrever
e eu escrevi junto no vidro.

Ele dará boas risadas e saberá que todo adulto para ser completo tem que RESSUSCITAR a criança dentro dele.

Na realidade, quando evoluirmos muito, mas muito mesmo, seremos crianças com um pouco mais de consciência.

Neste dia seremos adultos sábios.

Matando nossa criança, seremos apenas adultos infelizes e insatisfeitos.
fonte: http://www.psicologiaracional.com.br/2011/11/saiba-como-os-adultos-transformam-se-em.html

como os adultos se transformam em infelize e insatisfeitos

regenerados
Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas
imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.
-- 1 Pedro 1:23

PENSAMENTO:
Palavras são poderosas! Elas podem machucar, ferir e debilitar.
Elas também podem abençoar, encorajar e inspirar. Quando as
palavras são da Palavra de Deus, elas são mais importantes ainda. A
Palavra de Deus – as Escrituras, o Evangelho – não é apenas
verdade, mas é vida! Viva e permanente, a Palavra de Deus nos dá
vida e Sua mensagem de vida eterna. Fala-nos de Sua graça e nos
ensina como nascer de novo. Vamos dar o devido valor a ela…e não
negligenciar sua mensagem…nem ficar calados sobre a verdade.

ORAÇÃO:
Deus Poderoso e Eterno, obrigado por nos falar através de
palavras humanas. Obrigado pelo seu evangelho que nos dá a mensagem
de Jesus e a Sua salvação através dele. Por favor, aumente minha
fome para conhecer Sua Palavra melhor e para vivê-la mais
completamente. Obrigado por me dar a fonte de verdade na qual eu
posso confiar, que é estável e permanente. No nome de Jesus, Sua
Palavra viva, eu oro. Amém.

regenerados

"Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." Jeremias 29:12-13


Pensamento: Quando invocamos a Deus, Ele nos ouve, atende nossos pedidos, perdoa nossos pecados, nos recebe como filhos, nos dá a vida eterna. Contudo, quando buscamos ao Senhor com todo nosso coração, a experiência é outra !!! Ao nos entregar totalmente, temos um encontro real com Ele, passamos a ter intimidade com o Pai, intimidade que transforma nossa vida, restaura as feridas, traz luz onde havia escuridão, e alegria no lugar de tristeza. Se você ainda não foi impactado pelo amor de Deus, entregue-se totalmente a Ele, busque-o com todo seu coração, deseje ter intimidade com o Pai, e certamente sua vida será cheia da graça e do amor de Deus.


Oração: Pai querido eu agradeço pois o Senhor revela através da Sua palavra, que deseja ter uma vida de intimidade comigo. Mesmo eu sendo pecador, sendo desobediente, e não merecendo, mesmo assim o Senhor me ama, e provou o Seu amor na cruz. Eu quero me entregar totalmente e buscar ao Senhor com todo meu coração, para ser cheio do Seu amor e da Sua graça a cada dia mais. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Deus