segunda-feira, 9 de julho de 2012

CARISMAS DO CRIADOR


CARISMAS DO CRIADOR
Reparem no que me ocorre ao ouvir um passarinho desfazer-se em canto, pousado, muito à vontade, em um galho de uma árvore pertinho de minha janela:
     Passarinho amigo, passarinho irmão!
     Enquanto te desfazes em canto,
     enquanto admiro
     a variedade e a beleza
     de teus gorjeios,
     fico pensando:
     estarás cumprindo plenamente
     os planos de Deus...
     Cantas demais?
     Cantas
     o que te cabia cantar?
     Ainda te falta cantar
     algum canto lindo
     que o Senhor espera
     que cantes?
Sem cair, de modo algum, em fatalismos, em determinismos, creio em um amorável plano da Providência para todos nós... Até para os passarinhos!
Salvo engano, creio que sim.
Se o Criador e Pai deu aos pássaros a capacidade de desferir cantos lindos, seria triste ver um passarinho dotado do dom do canto parar-se, não cantar, emudecer...
Passarinho amigo! Repara que amanheceu lindíssimo! Não vais saudar a aurora e o raiar do sol, louvando o nosso Deus?
Passarinho irmão, quem te disse que para vencer uma tentação de tristeza, o que me faltou era exatamente um canto assim como o teu, para lembrar que o ódio, a violência, a injustiça e o egoísmo serão vencidos neste nosso mundo, criado por Deus, que é Amor!
Se falo assim às aves do céu, o que vos direi, criaturas humanas, minhas irmãs, tentadas a enterrar dons recebidos do próprio Deus?
Há quem tenha o carisma de tirar o máximo de beleza de um instrumento musical... Quem não se delicia quando, em nossa cidade, o Canhotinho apanha seu violão?
Quem descobre jóias criadas por minha irmã Clementina --- e elas são inconfundíveis! --- como não sente que aquelas mãos participam do poder criador de Deus?
Como sentar-se ou deixar-se em uma rede curuçá, sem agradecer ao Pai que dá às mãos de artesãs humildes o dom de criar tanto conforto e tanta beleza?
Quem escuta os repentistas do nosso Nordeste, como deixar de sentir que eles cantam como os passarinhos, com louvações espontâneas e belas como o trinado dos canários, do galo-de-campina, das patativas, dos sabiás?
Não há ninguém que não tenha recebido carismas do Criador e Pai. Será que o seu é o jeito de lidar com doentes? Ou é a paciência de ouvir pessoas cansativas, mas que precisam falar? Ou é o dom de descobrir o lado bom das pessoas, dos acontecimentos da vida? Será o carisma de encorajar os desanimados e tristes? Que Deus a todos nos ajude a descobrir os talentos que Ele nos deu e que Ele a todos nos livre da tentação de enterrar talentos...

Do livro UM OLHAR SOBRE A CIDADE, de D. Helder Câmara-3ª edição/2009-PAULUS