segunda-feira, 4 de junho de 2012

Brasil é sede das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente


O dia mundial do meio ambiente é comemorado no dia 05 de junho. A data foi criada em Estocolmo em 1972, em virtude de um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para tratar de assuntos sobre o meio ambiente, que englobam o planeta, conhecido como Conferência das Nações. Neste encontro criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais e também um plano para traçar as ações e metas da humanidade e dos governantes diante do problema.
Este ano, o Brasil é sede do Dia Mundial do Meio Ambiente, que tem como tema “Economia Verde: Ela te inclui?” Este é um tema que convida o mundo a analisar onde a economia verde está no dia a dia de cada um e avaliar como ela pode gerar resultados econômicos e ambientais para um futuro sustentável em um planeta de sete bilhões de pessoas e que poderá chegar a nove bilhões em 2050. No Dia Mundial do Meio Ambiente, de forma intensiva no mundo todo e com muitas atividades ambientais, é feita a conscientização a respeito da forma como a humanidade deve agir diante da natureza, bem como das conseqüências que teremos se não houver conscientização e mudança de atitudes, tudo isso num esforço coletivo de preservar a natureza e alcançar o crescimento com um desenvolvimento sustentável em todas as nações do mundo.
No Dia Mundial do Meio Ambiente de 1992, o Brasil foi sede de um encontro que reuniu líderes globais e tinha como objetivo tomar decisões importantes sobre o bem-estar do planeta e sobre questões de desenvolvimento. Hoje, 20 anos depois, relembrando a Rio 92 onde as primeiras ações voltadas para a preservação do meio ambiente e a difusão das idéias sustentáveis foram realizadas, o Brasil é sede da Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece no Rio de Janeiro de 13 a 22 deste mês.
A Conferência Rio+20 terá como tema central a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e, a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. O objetivo desta Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e tratar de temas novos e emergentes, também visa definir quais as ações que devem ser tomadas para que o planeta tenha um desenvolvimento sustentável e dentre outros, tem como objetivos:

 Estabelecer metas para serem desenvolvidas pelos países nos próximos anos:

 Aprovar objetivos de desenvolvimento sustentável;

 Buscar soluções para os problemas ligados à extrema pobreza, mortalidade materna e infantil e saneamento básico.

Estes objetivos, não se aplicam somente aos países pobres, mas devem ser assumidos pelo mundo inteiro, inclusive deve haver conscientização que empresas, consumidores, governo, entidades não governamentais e cada um de nós, em particular, devemos fazer nossa parte pelo meio ambiente, uma vez que somos todos responsáveis.
Concluindo, podemos dizer que o Brasil tem buscado se adequar ao modelo de desenvolvimento sustentável e apesar de que muito ainda precisa ser feito, pois o Brasil é um país de contrastes e ainda convivemos com situações de cidades que não realizam a coleta seletiva do lixo, que possuem lixões a céu aberto, que não possuem saneamento básico para toda a população, é importante mostrar que o país em alguns termos, tem feito a sua parte e com isso está contribuindo para um futuro melhor.

A autora:

ROSEMARY DE ROSS é formada em Letras e cursou Teologia para Leigos.Reside em Pato Branco – Paraná. Impelida pelo desejo de evangelizar por meio da linguagem escrita, elaborou estes dois livros e por meio de suas mensagens, espera ajudar as pessoas a reencontrarem a paz , a alegria e a esperança.
Livros: “Uma mensagem por dia, o ano todo” (Paulinas Editora) e “Mensagens e orações para diversas situações do dia a dia” (Paulinas Editora).É colaboradora de diversos sites, blogs, jornais e revistas do país.