quarta-feira, 18 de abril de 2012

Como se comportar no primeiro dia de trabalho

Como se comportar no primeiro dia de trabalho

O primeiro dia em uma empresa, em meio a pessoas que não conhece, sempre é estranho e desconfortável. Dificilmente alguém gosta do primeiro dia de trabalho. Mas para tornar o primeiro dia menos desconfortável é preciso agir de maneira discreta, observar mais do que agir. Mesmo porque nos primeiros dias em sua nova função é necessário que alguma pessoa te auxilie para que você não cometa erros e geralmente a sua função é olhar o outro trabalhar.
O período crucial do primeiro dia de emprego é a primeira hora e o almoço. No horário de chegada é quando acontecem situações embaraçosas, como ficar perdido na empresa. Por isso, se tiver a oportunidade, na hora em que for entregar os documentos para a contratação procure saber onde será a sua sala, ou prédio de trabalho. Na hora do almoço, não fique questionando o horário para almoçar, aguarde as pessoas te convidarem a não ser que passe muito do horário habitual de almoço.
Seja simpático no trabalho
No primeiro dia de emprego é importante anotar todas as recomendações referente a sua função para não ficar repetindo perguntas, além de facilitar que você grave as informações pertinentes. Também é prudente não se envolver com conversas de corredor, onde sempre tem uma pessoa insatisfeita com a empresa que fala mal do ambiente de trabalho e de tudo mais que o cerca. Não fica bem opinar contra a empresa em seu primeiro dia. Outro ato que deve ser esquecido é falar mal do seu antigo emprego, chefe ou colegas de trabalho.
Espere alguem te chamar para almoçar
É comum que as pessoas falem para você sobre a pessoa que ocupou o seu cargo, inclusive comparando o seu trabalho com o exercido por essa pessoa. É deselegante fazer piadas sobre a pessoa que era “dona” do seu cargo antes de você ser contratado, também não é de bom tom menosprezar o trabalho do seu antecessor, por pior que seja, pois as pessoas podem te julgar prepotente e sem humildade, o que cria impressões sobre o seu trabalho e sua personalidade bem negativas. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica, por isso seja simpático e discreto, não faça comentários desnecessários e invasivos que possam constranger as pessoas e criar um clima ruim no trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!