quinta-feira, 8 de março de 2012

dia internacional da mulher

dia 08 de março comemora-se o dia internacional da mulher

Você sabe porque nesta data comemora-se o dia internacional da mulher.. no dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, em uma cidade de Nova Iorque, fizeram uma greve.as nulheres fizeram a ocupação da fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, por exemplo, diminuição de carga horária para 10 horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho), equiparação de salários com os homens (as mulheres recebiam até um terço do salário dos homens, com o mesmo tipo de trabalho.

a greve foi reprimida com muita violência e as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. aproximadamente 130 operárias morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

mesmo depois deste ato brutal contra as mulheres, somente em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março seria a a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. porém somente em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.

para as mulheres foi uma conquista, este dia internacional das mulheres, hoje em dia as mulheres ocupam posições de destaque em nossa sociedade, podemos citar o exemplo de Dilma nossa presidenta, com altos indices de popularidadee eleita a primeira presidente mulher no brasil

porém muita coisa tem que ser melhorada, ainda há um indice muito alto de violência contra as mulheres no brasil, com a Lei maria da penha, as mulheres do brasil adquiriram mais uma defesa contra as agressões sofridas.

mulheres, parabéns por seu dia, 08 de março dia internacional da mulher
“Só pode ser chamado e considerado homem aquele que aprendeu a respeitar as mulheres.” Luis Alves

Um comentário:

Lucinalva disse...

Obrigada Luciano pela linda mensagem. Um forte abraço.

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!