terça-feira, 1 de novembro de 2011

02 de novenmbro - Dia de finados


É comum as pessoas evitarem pensar e até mesmo falar da morte. Como consequência, também não aprendemos a lidar com a situação. Contudo, mais cedo ou mais tarde todos nós passamos pela dolorosa experiência de perder alguém querido.
O luto é um processo e gera um conjunto de sentimentos que precisam ser vividos. Em primeiro lugar é preciso aceitar que a pessoa não estará mais fisicamente ao nosso lado e isso dói. E natural sentir raiva, tristeza, saudade e até mesmo remorso ou culpa, por aquilo que fizeram, falaram ou não. Por isso é bom chorar, deixar as emoções fluírem, até que o tempo cure a dor e as lembranças sejam como um bálsamo que ameniza a perda.
Se você não está conseguindo superar a perda de quem ama sozinho, procure ajuda de parentes, ami¬gos e até ajuda profissional. Partilhando sua dor ela aos poucos diminui até que seja possível retomar a normalidade de sua vida.
Diante da morte, as lembranças devem ser eternas, mas o sofrimento não.


Palavra que orienta


"Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim,
ainda que tenha morrido, viverá.
E todo aquele que vive e crê em mim,
não morrerá jamais. Crês nisto?" (Jo 11,25-26).


Diante da imensa dor que é a perda de uma pessoa que amamos, a Palavra de Deus nos conforta e nos enche de esperança. "Chora amargamente, faze a lamentação e observa o luto, segundo ele merece, durante um dia ou dois, [...] e depois consola-te da tristeza" (Eclo 38,16-18). Jesus afirma: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido viverá" (Jo 11,25).
Jesus passou pela experiência da morte e a venceu. O mesmo acontecerá aos que nele crêem. Confiante no plano de amor de Deus Pai, Maria sentiu a tristeza de perder seu filho, mas manteve-se firme ao pé da cruz. Depois, foi retomando aos poucos sua vida, colocando-se ao lado dos apóstolos (At 1,12-14).
A vida nos é dada por Deus e é ele que nos chama de volta a si quando chega a nossa hora. Devemos, então, aproveitar o tempo de graça e misericórdia de Deus para buscarmos a salvação, preparando-nos espiritualmente para a morte.

Oração

Senhor, vem e cura essa saudade que me aperta no peito. Cura a falta que (dizer o nome da pessoa) está fazendo em minha vida. Ajuda-me a ser forte e com fé superar este momento difícil. Liberta-me deste sentimento de perda, afasta de mim a solidão e preenche com teu amor o vazio que sinto.
Senhor Jesus, devolve-me a confiança e a esperança na vida eterna. Que eu possa ver na morte a passagem para a morada eterna que preparaste aos que te amam e te seguem e que um dia estarão contigo na casa do Pai (Jo 14,2-3).
Espírito Santo de Deus, tu que és o sopro da vida, ajuda-me a viver com serenidade esta etapa de minha vida. Restaura meu coração e liberta-me do sofrimento. Ajuda-me a superar a dor, e que a saudade se torne uma singela lembrança.
Senhor, ouve esta minha prece e sê misericordioso para com este teu filho que chamaste para junto de ti.
Dá-lhe o descanso eterno.
Amém!
"O Senhor é minha rocha,
minha fortaleza e meu salvador"
(2Sm 22,2).

Texto do livro “Mensagens e orações para diversas situações do dia a dia “.
Paulinas Editora.
Rosemary de Ross
http://www.rosemaryross.com.br/

3 comentários:

Lucinalva disse...

Olá Luciano
Interessante a reflexão de Rosemary. Precisamos viver o presente com Cristo no coração. Sabendo que quando a hora chegar, estaremos nos encontrando com o Salvador Jesus, o virtuoso. Tenha um lindo dia.

Anônimo disse...

Muito bom o texto , com certeza temos que nos preparar pra qdo chegar a nossa hora, como diz a palavra de deus em AP.3:11 "guarda o que tens para que ninguém tome a uva coroa" a paz do senhor ASS: diacono jhonata.

Bella Dourado disse...

Parabéns por abordar este tema, com sinceridade e leveza.

Hoje é finados e cada um deve viver o luto; pois profissionais de saúde mental alertam que quando uma pessoa foge dele se refugiando em uma situação bem resolvida, "É natural", e leva a vida como se nada tivesse ocorrido, com certeza mais tarde esta pessoa terá problemas será como uma bomba que ela guardará no peito e uma hora vai explodir.

Não é fácil para mim aceitar a morte das pessoas as vezes até nem são próximas mas é um processo que eu aceito mas entender é diferente.

Que Deus abençõe e derrame de seus bálsamo sobre todos aqueles que hoje vivenciam o luto.

Paz que o Senhor abençõe a todos nós.

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!