segunda-feira, 10 de outubro de 2011

As novas tecnologias e as profissões.


A partir de meados de 1990 com o desenvolvimento e o aprimoramento das tecnologias e dos meios de comunicação, principalmente com o uso da rede mundial de computadores (internet), houve um significativo aumento na quantidade de dados e informações recebidos diariamente pelas pessoas através de diferentes meios de comunicação.
As novas tecnologias influenciam os meios de comunicação e trazem grandes mudanças na forma das pessoas interagirem umas com as outras. A maioria das novas tecnologias se caracteriza por tornar ágil o conteúdo da comunicação, através da digitalização e da comunicação em redes, para receber, transmitir e distribuir as informações por textos, imagens, vídeos e sons em tempo quase que real.
O fácil acesso aos meios de comunicação e a grande circulação das informações, aumentaram o interesse pela renovação contínua do conhecimento, num processo constante de mudanças de princípios e conceitos. Este constante desenvolvimento tecnológico, acabou gerando uma verdadeira revolução em diversas profissões. Profissões que existiam a vinte anos atrás, hoje não existem mais, ou se existem estão passando por algum tipo de transformação devido a era digital. Outras que não existiam , hoje são uma realidade e muitas outras profissões certamente surgirão nos próximos anos.
Em muitos casos, o uso da mão de obra está sendo substituído pela tecnologia. Muitas profissões acabaram desaparecendo ou quase desaparecendo como é o caso dos guardiões (foram substituídos por alarmes eletrônicos); as telefonistas (estão sendo substituídos pelo atendimento eletrônico); os caixas de banco (substituídos pelo caixa-rápido); os carteiros (trocados por e-mails e correspondência eletrônica).
Por outro lado, as mudanças tecnológicas estão fazendo uma grande diferença para outras profissões, tais como o telemarketing (é uma das profissões que mais gerou empregos nos últimos tempos), profissionais da área médica (que hoje contam com aparelhos que dispõem de novas tecnologias e que proporcionam diagnósticos mais precisos), profissionais da área da educação (que hoje podem contar com a tecnologia do data show, da internet, o que torna o aprendizado mais dinâmico) e tantos outros.
Se muitas profissões foram extintas e se outras se desenvolveram muito com o advento da tecnologia, há ainda o grupo das novas profissões, que surgiram como os administradores de comunidades virtuais; bibliotecários de bibliotecas virtuais; profissionais da internet como web-designer, especialista em redes sociais, entre inúmeros outros.
É fato que as inovações tecnológicas trouxeram profundas mudanças para a sociedade e isso se estende ao mercado de trabalho. Temos que ter em mente que as novas tecnologias não geram desemprego, o que ocorre é uma mudança nos tipos de vagas disponíveis e a exigência de novas qualificações para os postos de trabalho e isso faz com que os profissionais das mais diversas áreas tenham o desafio de se mostrar competentes e inovadores em suas áreas de atuação para garantir o seu espaço em meio a constante inovação tecnológica.


Rosemary de Ross
Pato Branco - Paraná.
http://www.rosemaryross.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!