quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A globalização e o mercado de trabalho


Estamos na era da globalização, da informação e de novas tecnologias. A globalização, que é o conjunto das transformações de ordem econômica, política e social, vem ocorrendo no mundo todo nas últimas décadas. Ela está centralizada na integração dos mercados e os países acabam abrindo-se ao comércio e ao capital internacional.
O processo de globalização vem acompanhado de uma intensa mudança tecnológica e as informações estão ao alcance de todos os povos através de computadores (internet), telefone, celulares, TV digital, fazendo com que haja uma homogeneização cultural entre os países.
Com a globalização ocorreram profundas mudanças e o conhecimento se expandiu. Nos últimos tempos, saímos de uma economia baseada em indústrias e entramos numa economia baseada em informações. A quantidade de informações disponíveis através dos meios de comunicações é muito grande, mas é necessário saber selecionar onde devemos investir nosso tempo, visando nosso crescimento profissional e intelectual.
Diante desta nova realidade, cada vez mais os clientes exigem produtos e serviços rápidos, aliados à qualidade e preços competitivos e as empresas buscam adequar-se para se tornarem mais competitivas, investindo em novas tecnologias e mudanças nos processos de trabalhos até hoje utilizados, e assim, o profissional se torna o sujeito e o objeto da mudança e precisa se esforçar para melhorar o desempenho e a qualidade do trabalho realizado, sem se descuidar da produtividade.
Toda essa mudança ocasionada pela globalização, acaba exigindo novas adaptações também dos colaboradores, parceiros e fornecedores das empresas. Esta busca pela melhoria contínua visa o fortalecimento da empresa e os profissionais precisam atender a estas exigências, procurando obter maior produtividade em um menor espaço de tempo e com menor custo. É a necessidade de constante aprendizado e crescimento profissional.
O profissional apto a atender às exigências e às transformações pelas quais passam as empresas detém melhores chances de sucesso. Fazer cursos, falar vários idiomas, participar de seminários são requisitos fundamentais para ser bem sucedido na carreira. Também é importante usar a criatividade, buscar formas e meios de fazer de forma diferente o que todos fazem de forma igual, e tudo isso para atingir os resultados esperados pela empresa.
Tudo está mudando numa rapidez cada vez maior e é preciso aprender sempre, adaptando-se a novas realidades!

Texto de Rosemary de Ross
Pato Branco - Paraná.
http://www.rosemaryross.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!