segunda-feira, 27 de junho de 2011

Asteroide passa proximo da terra


Asteroide passa proximo da terra

O asteróide 2011 MD esta passando hoje a apenas 12 mil km da Terra. Segundo a Nasa, seu momento de máxima aproximação ocorreu às 9h30 EDT (10h30 horário de Brasília).

Segundo a NASA, objetos desse tamanho se aproximam do nosso planeta em média a cada seis anos.

Com um diâmetro estimado entre 5 e 20 metros, ele está em uma orbita similar à do nosso planeta ao redor do Sol.

O que chama a atenção é que ele não foi descoberto até quarta-feira passada, quando um telescópio robô no observatório Linear, no Novo México, EUA, o detectou.

No entanto, mesmo que estivesse em rota de colisão, um objeto deste tamanho não causaria danos à Terra pois, caso entrasse na atmosfera, queimaria completamente antes de tocar o chão.

Asteroides são objetos espaciais metálicos e rochosos que fazem sua órbita em torno do Sol, mas são muito pequenos para serem considerados planetas.

Por um breve instante, o objeto poderá ser visto em alguns pontos da Terra com a ajuda de telescópios simples.

estes asteroides passando perto da terra causa preocupação pois segundo especialistas da NASA um asteroide gigante que se move em direção à Terra vai passar por nosso planeta em novembro, O asteroide foi descoberto no dia 28 de dezembro de 2005 por Robert McMillan, do Programa de Observação Espacial, perto de Tucson, no Arizona, Estados Unidos. As informações são do jornal The Sun e da Nasa.

A rocha do espaço possui quase 400 m de largura e pesa 55 milhões de toneladas, sendo o maior objeto a se aproximar tão perto da Terra. O objeto vai passar a uma distância de 324 mil km do nosso planeta, o que para um astrônomo é considerado como um "fio de cabelo cósmico".

Essa distância é mais próxima da Terra que a Lua, que orbita a mais de 384 mil km. O asteroide, chamado de YU55, é tido oficialmente como um objeto potencialmente perigoso. Se atingir a Terra, teria a força de mais de 65 mil bombas atômicas, deixando uma cratera de quase 10 km de largura e de 600 m de profundidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!