quarta-feira, 27 de abril de 2011

LEMBRANDO S. FRANCISCO, D. Helder Câmara

LEMBRANDO S. FRANCISCO

Que pena eu sinto de quem atravanca e atropela de tal modo a vida que nunca descobre tempo de parar diante de uma árvore, ou de assistir a uma aurora ou a um pôr-do-sol!

Faz falta! Não dispõe de tempo para contemplar o voo das aves e para escutar o canto dos passarinhos.

O pior é que a criatura humana, chamada pelo Criador a participar de sua inteligência divina e de seu poder criador, destrói a natureza, ao invés de conviver com ela... Haja vista a poluição das águas, da terra, do ar...

A poluição das águas mata os rios e as lagoas, mata os peixes e os pescadores, que ficam sem comida, sem o ganha-pão para a família.

S. Francisco, como imitador extraordinário de Cristo deu exemplo de um profundo amor pela pobreza. Mas ele jamais chamaria a miséria de irmã. A miséria desestabiliza filhos e filhas de Deus, e é um insulto ao Criador e Pai.

Um dos grandes pecados sociais dos nossos tempos consiste na aberração de morrerem, todo ano, de fome, no mundo, milhões de criaturas humanas.

E isto se passa quando o progresso tecnológico e o avanço eletrônico fornecem ao homem de hoje possibilidade plena de eliminar a miséria na Terra.

Ao invés disso, a corrida armamentista fornece ao homem de hoje mais de 40 vezes o necessário para suprimir a vida em nosso planeta.

Mesmo que não rebente uma guerra nuclear, química e biológica, os gastos com os armamentos modernos são tão astronômicos que tornam impossível uma superação efetiva da miséria.

Os franciscanos, dentro do mais puro espírito de S. Francisco, costumam saudar-se exclamando: "Paz e bem".

A Igreja vem insistindo em lembrar que uma paz verdadeira e duradoura será impossível sem justiça e amor. Quem sabe, a saudação franciscana ficaria mais completa, se disséssemos: Justiça, amor e paz!

 

 Do livro UM OLHAR SOBRE A CIDADE, de D. Helder Câmara-3ª edição/2009-PAULUS 

 



===

Os ignorantes gritam, os inteligentes falam e os sábios calam./Autor não-identificado 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!