domingo, 24 de abril de 2011

Bullyng no trabalho


Bullyng no trabalho
O Bullyng no trabalho é mais rotineiro do que parece, e é um assunto muito importante e merece ser mencionado à exaustão. No local de trabalho também existe esta degradante prática de comportamento.
Na maioria das vezes é de uma sutiliza que a pessoa só se dá conta depois de algum tempo. Muitas pessoas tem esta experiência que afeta emocionalmente. é recomendado os setores RH criarem um programa de "segurança pública" nas instituições.

# Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully – valentão) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir a vítima.

# Bullying Esse comportamento deplorável encontra-se em variados grupos sociais: escolas, ambiente de trabalho, condomínios residenciais, igrejas (pasmem!), etc...

Às vezes, o bullying vem mascarado em forma de elogio, de maneira q alguém de fora não identifica o sarcasmo. Outras, a vítima é envergonhada publicamente pelo bully. Os bullies são diabolicamente criativos.

# Causas - Consequências do bullying –carência e falta de:

- limites, Auto-estima , Amadurecimento, Respeito, Humildade... ... Necessidade de autoafirmação, desejo de sensação de poder, desejo de pertencer a um grupo (grupo dos agressores), repetir atos de violência de q foram vítimas etc. O bullying pode ser do tipo verbal, físico, emocional, e virtual. # VERBAL = os agressores utilizam apelidos constrangedores, espalham calúnias ou fazem piadas com características físicas ou comportamentais da vítima.

# FÍSICO = quando ocorrem agressões físicas repetitivas como tapas, chutes, empurrões, etc. Neste caso, ainda q as agressões não causem lesões graves, elas têm o intuito de humilhar a vítima, fazendo c/ q se sinta frágil e inferior.

# EMOCIONAL = quando, por meio de fofocas e mentiras, a vítima é colocada em situação constrangedora ou de exclusão social.

# VIRTUAL = Também se fala muito no cyberbullying, quando a difamação e as ofensas são praticadas por meio da INTERNET, em sites de relacionamento, por e-mail, etc.

* As causas em site de relacionamentos “virtuais”

As causas do bullying "virtual" são as mesmas das do bullying "real": desejo de sensação de poder por parte dos agressores, desejo de pertencer a um grupo (grupo dos agressores); etc.

# O bullying e as conseqüências negativas:

No ambiente escolar, e trabalho, causa um clima de insegurança e medo.

* Combater a prática de bullying

P/ ajudar a combater a prática de bullying deve-se apoiar as vítimas p/q denunciem os abusos sofridos, além de repreender e penalizar os agressores.

E ajudar a vítima do bullying , desenvolverem sua auto-estima e sua estrutura emocional.

@ # Observamos, através da mídia, estudantes australianos menores, foram vítimas do bullying ,exibido no dia 21/ o vídeo de 47 segundos postado na internet q faz sucesso no YouTube ...E o momento + dramático da entrevista, o menor diz q pensou em suicídio por conta do bullying. ...decidiu se defender como pôde...

# As autoridades estão preocupadas c/ as consequências maléficas do bullying.

O comportamento de pessoas q praticam o bullying, mostra que os valores do mundo moderno não são valores cristãos.

5 comentários:

Unknown disse...

Excelente tema! esta é segunda vez que elogio este tema tratado pelo OTIMISMO.A prática do bullyng é de uma crueldade inmaginável. Já fui vítima no trabalho. Infelizmente encontra-se muito presente no nosso cotidiano e pode ter consequências fatais.A extinção de tal prática é urgente e deve começar com a educação doméstica.
Honilda Camêlo

veronica Melo disse...

Concordo com a opiniao da leitora, tambem sofri no trabalho essa prática.
No começo voce pensa: a arma dos incompetentes é destruir os competentes, mas quando piora voce se sente impotente, pois é contagioso aos outros colegas.fazem chacota, só que quando precisam de ti, parecem bonzinhos.
Se voce não tem um bom preparo psicológico voce se sente a pior das criaturas, te reduzem ao nada.

Lucinalva disse...

Olá Luciano
Muito legal esse tema, realmente muita gente ainda sofre com essa prática. Um forte abraço

Unknown disse...

Já que hoje tudo é preconceito, deveria criar alguma lei ou uma defesa contra o bullyng, e as pessoas que fazem tal prática deveriam pagar pelo que fazem (processos, indenizações etc.)sempre quando tem punição o ser humano pensa duas vezes para fazer.
Vamos ter mais consciência e respeito ao próximo

Abçs

Andressa disse...

Acho interessante destacar que o aumento destes casos (assédio moral) acontece justamente com o aumento de chefes mulheres nas empresas.

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!