terça-feira, 2 de novembro de 2010

LUTO

LUTO



Contexto


É comum as pessoas evitarem pensar e até mesmo falar da morte. Como consequência, também não aprendemos a lidar com a situação. Contudo, mais cedo ou mais tarde todos nós passamos pela dolorosa experiência de perder alguém querido.
O luto é um processo e gera um conjunto de sentimentos que precisam ser vividos. Em primeiro lugar é preciso aceitar que a pessoa não estará mais fisicamente ao nosso lado e isso dói. E natural sentir raiva, tristeza, saudade e até mesmo remorso ou culpa, por aquilo que fizeram, falaram ou não. Por isso é bom chorar, deixar as emoções fluírem, até que o tempo cure a dor e as lembranças sejam como um bálsamo que ameniza a perda.
Se você não está conseguindo superar a perda de quem ama sozinho, procure ajuda de parentes, amigos e até ajuda profissional. Partilhando sua dor ela aos poucos diminui até que seja possível retomar a normalidade de sua vida.
Diante da morte, as lembranças devem ser eternas, mas o sofrimento não.


Palavra que orienta


"Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim,
ainda que tenha morrido, viverá.
E todo aquele que vive e crê em mim,
não morrerá jamais. Crês nisto?" (Jo 11,25-26).


Diante da imensa dor que é a perda de uma pessoa que amamos, a Palavra de Deus nos conforta e nos enche de esperança. "Chora amargamente, faze a lamentação e observa o luto, segundo ele merece, durante um dia ou dois, [...] e depois consola-te da tristeza" (Eclo 38,16-18). Jesus afirma: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido viverá" (Jo 11,25).
Jesus passou pela experiência da morte e a venceu. O mesmo acontecerá aos que nele crêem. Confiante no plano de amor de Deus Pai, Maria sentiu a tristeza de perder seu filho, mas manteve-se firme ao pé da cruz. Depois, foi retomando aos poucos sua vida, colocando-se ao lado dos apóstolos (At 1,12-14).
A vida nos é dada por Deus e é ele que nos cha¬ma de volta a si quando chega a nossa hora. Devemos, então, aproveitar o tempo de graça e misericórdia de Deus para buscarmos a salvação, preparando-nos espiritualmente para a morte.


Mensagem de esperança


Maria sabe o que você está sentindo agora, então peça a intercessão dela para que Deus alivie a sua dor.
Recolha-se, chore, sinta a dor da perda da pessoa que lhe era querida. Permita-se sentir saudade do que viveram juntos. Compartilhe seus sentimentos com pessoas de sua confiança. Não descuide de si mesmo e evite a depressão. Guarde momentos para a oração, que fortalece o espírito e ajuda a compreender a vida.
Reze também pela pessoa que partiu e recomende a a Jesus. Conscientize-se de que Deus está no controle de tudo, e que ele não deseja o nosso sofrimento. Ainda que não entendamos os seus desígnios, ele quer a nossa felicidade.
Somente o tempo é capaz de reparar a dor da perda. Mas, apesar da imensa tristeza que sente neste momento, você não está sozinho. Muitos já passaram por isso e, no entanto, foram fortalecidos pelo poder de Deus(cf. Ef 6,10).

Oração

Senhor, vem e cura essa saudade que me aperta no peito. Cura a falta que (dizer o nome da pessoa) está fazendo em minha vida. Ajuda-me a ser forte e com fé superar este momento difícil. Liberta-me deste sentimento de perda, afasta de mim a solidão e preenche com teu amor o vazio que sinto.
Senhor Jesus, devolve-me a confiança e a esperança na vida eterna. Que eu possa ver na morte a passagem para a morada eterna que preparaste aos que te amam e te seguem e que um dia estarão contigo na casa do Pai (Jo 14,2-3).
Espírito Santo de Deus, tu que és o sopro da vida, ajuda-me a viver com serenidade esta etapa de minha vida. Restaura meu coração e liberta-me do sofrimen¬to. Ajuda-me a superar a dor, e que a saudade se torne uma singela lembrança.
Senhor, ouve esta minha prece e sê misericordioso para com este teu filho que chamaste para junto de ti. Dá-lhe o descanso eterno. Amém!

"O Senhor é minha rocha,
minha fortaleza e meu salvador"
(2Sm 22,2).

Texto do livro: "Mensagens e orações para diversas situações do dia a dia". Paulinas Editora.



Rosemary de Ross
http://www.rosemaryross.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!