sexta-feira, 6 de agosto de 2010

a ultima esperança de sakineh

Sakineh Ashtiani pode ser executada por adultério no Irã dentro de alguns dias. Somente a pressão diplomática de dois países poderá salvá-la: o Brasil e a Turquia.

Nós últimos dois dias mais de 32.000 brasileiros enviaram mensagens para o Presidente Lula pedindo um esforço maior pela libertação de Sakineh. Porém, precisamos continuar a pressão para convencer ele e o Premiê Turco, Erdogan, a usar todas as suas forças diplomáticas e persuadir o Irã a libertar Sakineh e acabar com o apedrejamento para sempre.

A Avaaz está publicando anúncios de emergência em jornais influentes do Brasil e da Turquia, pedindo pressão sobre o Irã pela clemência e justiça. Os anúncios irão entregar a nossa petição de meio milhão de brasileiros e pessoas do mundo todo. O objetivo é chegar aos círculos políticos e fazer um apelo direto ao Lula e o Premiê Erdogan. Se cada um fizer uma pequena doação nas próximas 72 horas, nós poderemos dar uma última esperança a Sakineh! - Clique aqui para colaborar:

https://secure.avaaz.org/po/save_sakinehs_life/?vl

A sentença de Sakineh é algo ridículo posando de justiça. Ela foi condenada à morte por apedrejamento por supostas relações com outro homem - mesmo após a morte do marido. Detalhe que o apedrejamento foi banido no Irã e ela não entender a língua falada no julgamento. O seu caso ganhou atenção quando seus dois filhos lançaram uma campanha mundial para salvar sua vida, gerado uma comoção global, com adesão de mais de 550.000 membros da Avaaz.

Com a pressão, o governo iraniano revogou o apedrejamento, mas a sentença de execução permanece. Há um clima de tensão no Irã desde que o caso de Sakineh ganhou a atenção mundial - o regime ameaçou prender os filhos de Sakineh por falarem demais e emitiu um mandado de prisão contra seu advogado. Ele tentou fugir do país e os membros da sua família têm sido vigiados.

Mas o Lula e o Erdogan têm grande respeito no Irã e podem influenciar o regime. E eles nos ouvem. O Lula disse que não se envolveria no caso, mas depois de ver uma campanha pela Sakineh na internet, ele mudou de opinião, oferecendo asilo político a ela.

Nas últimas duas semanas, mais de 552.000 de nós assinaram a petição para salvar a Sakineh e acabar com o apedrejamento no Irã. Nos resta apenas alguns dias para convencer Lula e Erdoğan a agir - e essa pode ser nossa última chance de salvar Sakineh. Vamos cada um fazer a nossa parte e ter certeza de que nosso apelo ao governo será ouvido:

https://secure.avaaz.org/po/save_sakinehs_life/?vl

O caso Sakineh tem indignado o mundo inteiro pela magnitude da sua injustiça brutal e absurda. Mas na nossa luta por uma mulher, nós fazemos um poderoso manifesto por mulheres e pessoas em todos os lugares, e nos colocando de pé por uma pessoa, nós lutamos pelo direito à justiça de todos.

Os filhos de Sakineh enviaram um último apelo: "Não permitam que o nosso pesadelo se torne uma realiade. Hoje, quando quase todas as nossas opções chegaram a um beco sem saída, nós recorremos a vocês. Por favor, ajudem a nossa mãe!" Clique aqui para responder ao seu chamado e para que Lula e Erdogan façam o mesmo:

Com esperança e determinação,

Alice, David, Milena, Ben e toda a equipe Avaaz

A Avaaz é uma rede de campanhas globais de 4,9 milhões de pessoas que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas internacionais. ("Avaaz" significa "voz" e "canção" em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a nossa equipe está espalhada em 13 países de 4 continentes, operando em 14 línguas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!