terça-feira, 27 de julho de 2010

segredos do empreendedor de sucesso

Apesar do crescimento das micro e pequenas empresas no Brasil, muitos empreendedores não sobrevivem aos desafios de tocar um empreendimento. Os motivos que levam milhares de empresas a fechar as portas antes de completarem 2 anos de vida vão desde a falta de planejamento e as diferenças de opinião entre o sócios até erros operacionais, como contratar pessoas erradas, administrar mal a equipe ou escolher o ponto comercial errado. Algumas dicas aqui no Empreendedores podem dar um mãozinha para lidar com essas questões.
Mas tão importante quanto saber por que tantas tentativas de empreender fracassam é entender quais os fatores que levam ao sucesso. O professor José Dornelas, criador do site Plano de Negócios, reuniu o que ele considera Os 10 Mandamentos para o sucesso de um empreendedor, inspirado em histórias reais de homens e mulheres que conquistaram seu lugar no mercado. O primeiro passo é a vontade de ser dono do próprio negócio, mas além disso algumas características pessoais fazem a diferença. Vamos a elas.

 

Assumir riscos

Essa é uma das qualidades mais importantes do empreendedor. Arriscar significa aqui coragem de enfrentar desafios, de tentar um novo caminho e de buscar as melhores oportunidades, com autodeterminação e otimismo.

 

Identificar oportunidades

Empreendedores que conseguem se estabelecer no mercado estão atentos e percebem no momento certo as oportunidades que surgem. Conseguem reunir as condições necessárias para a realização de um bom negócio. Ser um indivíduo curioso e atento a informações, já que as oportunidades aumentam quando estamos bem informados.

 

Conhecimento

Preparar-e com cursos, livros e material didático é uma iniciativa comum dos empresários que dão certo. Quanto mais conhecimento sobre o ramo do negócio, maior a sua chance de êxito. As informações podem ser adquiridas na prática, em publicações especializadas, centros de ensino ou em conversas com pessoas que administram o mesmo tipo de empreendimento. O importante é se capacitar.

 

Organização

Senso de organização é essencial. Principalmente na fase inicial do empreendimento, a desorganização compromete o funcionamento e o desempenho do negócio. Ser capaz de utilizar diferentes recursos ao mesmo tempo de maneira eficiente é o objetivo.

 

Tomar decisões

O sucesso de um empreendimento, muitas vezes, está relacionado com a capacidade de tomar a decisão certa. Segundo Dornelas, para isso é preciso seguir quatro passos: "levantamento de informações, análise da situação, avaliação das alternativas e a escolha da solução mais adequada."

 

Liderança

Liderar é saber definir objetivos e tarefas, organizar os métodos e procedimentos práticos, estimular as pessoas no rumo das metas a serem alcançadas e favorecer relações positivas dentro da equipe de trabalho. O homem de negócios está constantemente fazendo contatos, seja com clientes, fornecedores ou empregados.

 

Independência

Além de tudo isso, é importante também ter um certo grau de independência, abrir seus próprios caminhos e habilidade para ser seu próprio patrão. "O empreendedor deve ser livre, evitando protecionismos que, mais tarde, possam se transformar em obstáculos aos negócios".

 

Dinamismo

Manter-se dinâmico e cultivar um certo inconformismo diante da rotina é um dos lemas que devem nortear um empreendedor. Não se acomodar e ter iniciativa para transformar as ideias em um plano concreto a ser seguido.

 

Otimismo

Esta é outra diferença entre a pessoa que vislumbra o sucesso daquela que teme o fracasso. Ser capaz de enfrentar obstáculos é uma das características mais importantes do empresário de sucesso. Ele sabe olhar além das dificuldades e enxergar saídas.

 

Tino empresarial

O que as pessoas chamam de intuição ou faro empresarial, típicos das pessoas bem-sucedidas nos negócios é, segundo Dornellas, a soma de todas as qualidades descritas acima. Se você reúne a maior parte delas, terá mais chances de empreender com êxito.

Fonte: Blog da Caixa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!