quarta-feira, 7 de julho de 2010

Depressão Tragedia no Trem

Uma mulher e seus dois filhos foram atingidos por um trem, no Loteamento Santa Joana, em Dois Carneiros, Jaboatão dos Guararapes, na tarde de
ontem. Tatiane Maria de Oliveira, de 22 anos, e o filho Isaac Fabrício Mariano de Oliveira, 3, foram atropelados e morreram na hora. Já Israel Mariano de Oliveira, 2 anos, foi socorrido por um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF)
para o Hospital da Restauração, no Recife, onde está internado.

De acordo com o inspetor da Polícia Ferroviária Federal (PFF), Marcílio José Luiz, o pai dos meninos, Isaac Mariano Pereira, contou que sua
companheira sofria de depressão e tomava remédio controlado e, portanto, suspeita que ela tenha cometido suicídio e também atirou os filhos para
que morressem junto com ela. "Ele contou que ela já tinha tentado se matar em outras duas ocasiões da mesma forma, se jogando na frente do metrô, mas das outras vezes
testemunhas conseguiram livrá-la.
Noticia na integra: http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/07/06/urbana18_0.asp

Como ajudar um conhecido, ou familiar que sofre de depressão?

A coisa mais importante que alguém pode fazer por uma pessoa deprimida é ajuda-lo(la) a se submeter a um diagnostico e a um tratamento adequado. As vezes, pode ser necessário marcar uma consulta e acompanha-lo(la) ate o psicólogo.

Oferecer apoio emocional. Isto envolve compreensão, paciência e encorajamento. Procure conversar com a pessoa que está sofrendo de depressão e escute-o (a) com atenção. Não menospreze os sentimentos expressos, porem chame atenção para a realidade e ofereça esperança. Referencias de suicídio são importantes. Devem sempre ser relatadas para o profissional.

Incentive e faca companhia para caminhadas, passeios, esportes, atividades que anteriormente lhe proporcionavam prazer, como passatempos, atividades culturais ou religiosas. A pessoa que esta depressiva necessita de incentivo, porem cobrar demais dele(a) pode piora-lhe a sensação de fracasso.

Não acuse de se fingir de doente ou de ser preguiçoso, nem sempre espere que ocorra uma mudança de uma hora para outra. Com o tempo e tratamento adequado, a maioria das pessoas tender a melhorar substancialmente. Tenha isso em mente e procure reafirmar que com o tempo e ajuda profissional, ele(a) se sentirá melhor.

13 comentários:

Anônimo disse...

nossa!todos os familiares e amigos
desse pai devem dar o maior apoio a ele.

meus sentimentos
obrigada!

Anônimo disse...

Sei o que é isso...

Já passei situação semelhante (não tão radical) com minha mãe e minha esposa. É "barra pesada"...

Muita conversa, atenção redobrada e "feeling" para aguentar o "tranco".

Anônimo disse...

É muito triste tudo isso, mais coitada tbm dessa mulher que sem ajuda chegou ao fundo do poço e cometeu esse absurdo.

Unknown disse...

A depressão é a ferramenta que o diabo estar usando para matar as pessoas na terra. Não caía nessa armadilha, se não consegui evitar ponha o
joelho no chão e faça essa oração.
Deus me ajude a me livrar da depressão porque tu
és o poder sobre todas as coisas! me ajude! por
favor.

Zilda Santiago disse...

O diabo não existe amigo Dalmário...Depressão é doença mesmo e a pessoa precisa dos cuidados citados no texto,além de medicação,pois existe uma carência orgânica no cérebro também.

Dudu Lima disse...

PRECISAMOS REFLETIR
OQ LEVA UMA PESSOA
A TIRAR A PRÓPRIA VIDA ?????

Anônimo disse...

ZILDA, CLARO QUE O DIABO EXISTE, MAS DEPRESSÃO NÃO É COISA DEMONIACA, É DOENÇA MESMO, COMO VC DISSE. MUITO BOM ESSTE ARTIGO!!!

Anônimo disse...

D.Zilda o diabo existe queira ou não aceitar essa realidade, a Biblia é clara sobre esse assunto..., hj, o diabo está usando muito essa doença chamada depressão, justamente para as pessoas pensarem q Deus não existe e arrastar esses doentes prá ele...mas...a depressão tem tratamento, basta a pessoa querer,se agarrar com Deus e aceitar a ajuda do médico e dos q querem ajudá-la.. DEUS É TUDO...ELE PODE NOS CURAR, É SÓ CLAMAR, E ELE ATENDERÁ.

Anônimo disse...

Meu nome é Edna,concordo com os demais, depressão é uma doença e a pessoa deprimida precisa de cuidados sim, fiquei muito chocada com o acontecido, muita força para esse marido e pai, que Deus o conforte...

Pastor Adilson de JESUS disse...

Doença, diabo..., seja lá o que for; independente de qual seja a orígem deste trágico fato e tantos outros que ocorrem a todo instante mundo a fora, que nos pasmam e logo esquecemos, há uma só causa de tudo, o problema é que a maioria não consegue enxergar. A humanidade está envolvida num manto negro - ENGANO, que lhe propõe: SEI TUDO, SOU INDEPENDENTE, NÃO PRECISO DE NINGUÉM... Uma vida prática que revela o sentimento de "NÃO PRECISO DE DEUS" ou simplesmente que "ELE NÃO EXISTE". Tudo que vemos e ainda haveremos de ver, são as consequências do desvairo humano. DEUS NOS GUARDE NO SEU AMOR E PODER!

Unknown disse...

Sei bem o que é isso, pois sofro de depressão e síndrome do pânico há dois anos. Já estive no fundo do poço, pensei em morrer, mas nunca deixei de ir às minhas consultas com a psicóloga e com a psiquiatra. Mas, o que me deu força mesmo, foi Deus, pois havia dias em que eu não queria fazer nada, só dormir e chorar. Hoje. graças à Deus, estou mais centrada, continuo com o tratamento, mas sei que daqui a pouco vou poder parar, pois mais forte é o Senhor Nosso Deus e Ele não me fez depressiva, pelo contrário, me deu muita disposição,alegria e força para encarar a vida.

irene disse...

Claldia não desanime filha,nosso Deus e poderoso e te ama muito e quer te ver feliz encare a vida com otimismo e perseverança faça seu tratamento ate ter alta mas principalmente segure firme na mão de Deus.
Eu tb fui depresiva e agora com a graça de Deus estou bem isto servio para eu apaixonar por Nosso Senhor Jesus Cristo e agora já não psso mais viver sem ele.
Faça isto tambem e seja felis.
um abraço.

Anônimo disse...

Temos que pedir há Deus para q o tratamento e a medicaçao tomada seja abençoada, para que venha fazer efeito e nos levar a cura.Tenha fé em Deus e todo dará certo.

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!