quinta-feira, 11 de março de 2010

Uma pessoa se suicida a cada 30 segundos no mundo

Uma pessoa se suicida a cada 30 segundos no mundo

Cerca de 3.000 pessoas por dia cometem suicídio no mundo, o que significa que a cada trinta segundos uma pessoa se mata, divulgou nesta segunda-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS).


A agência da ONU disse hoje, por ocasião do Dia Mundial para a Prevenção do Suicídio, que as estimativas revelam que para cada pessoa que consegue se suicidar, 20 ou mais tentam sem sucesso. A OMS estima que a maioria dos mais de 1,1 milhão de suicídios a cada ano poderia ser prevista e evitada.

Para isso, é necessário que o Estado adote medidas adequadas e garanta tratamento adequado às pessoas que sofrem de distúrbios mentais.

Segundo a OMS, a média de suicídios aumentou 60% nos últimos 50 anos, em particular nos países em desenvolvimento.

O suicídio é atualmente uma das três principais causas de morte entre os jovens e adultos de 15 a 34 anos, embora a maioria dos casos aconteça entre pessoas de mais de 60 anos.

A organização lembra que cada suicídio ou tentativa provoca uma devastação emocional entre parentes e amigos, causando um impacto que pode perdurar por muitos anos.

A OMS e a Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (AIPS) ressaltaram a importância de reforçar todos os programas para identificar e prevenir o comportamento suicida. As duas entidades buscam garantir que o suicídio “não continue sendo visto como um fenômeno-tabu, ou um resultado aceitável de crises pessoais ou sociais”, mas como “uma condição de saúde influenciada por um ambiente psicológico-social e cultural de alto risco”.

Em 2006, a OMS e a AIPS divulgaram pesquisas apontando que o fator que mais predispõe ao suicídio é a depressão, mas que muitos outros aumentam a propensão, como transtornos bipolares, abuso de drogas e álcool, esquizofrenia, antecedentes familiares, contextos socioeconômicos e educacionais pobres ou uma saúde física frágil.

Artigo relacionado: www.otimismoemrede.com/somaisumminuto.html

Faça um comentário sobre esta postagem, o que você acha que pode ser feito para evitar o suicidio?

4 comentários:

Anônimo disse...

TO PENSANDO EM ME MATAR,MAS NAO TENHO CORRAGEM,TERIA Q TER UMA ARMA AI SIM,PA PUM!
ASSIN:JOVEM ALCOOLATRA DEPRECISO E SUICIDA LENTAMENTE,Q DISSE EU JA MORRI FAZ TEMPO

Anônimo disse...

NÃO TEM A DEPRESSÃO PREVALECE,CADE MINHA ARMA!!!
VC DA RISADA É?
EU TAMBEM.

Unknown disse...

O suicídio provém da depressão,que por sua vez acredito que nasça do distanciamento humano que hoje dita a nossa existência.Para embasar nossas vidas e ser forte diante do que quer que haja é necessário crer em Deus.Precisamos voltar a ser criados acreditando que a vida continua,que não morremos.Falta religiosidade na vida das pessoas hoje em dia,todos falam muito em Deus,mas estão usanto o Seu nome em vão,pois não é de coração.É preciso crer e ter fé.Quando criança li uma pequena frase que fora dedicada à minha mãe que dizia:"Faze na vida o teu escudo desta verdade sagrada,o nada com Deus é tudo,o tudo sem Deus é nada."Sem Deus somos vazios.

Unknown disse...

Eu quero dizer pra esse jovem que deixo essa declaraçao anonima,eu nao te conheço + sei que a unica saida pra você se chama Jesus, ele é a unica pessoa que pode te liberta da depressão e arranca do seu peito essa vontade maldita de se matar. Jesus morreu no seu lugar pra te da vida, ele pago um preço de sangue por você e agora você quer simplismente acabar com sua vida .Você vale muinto, não foi por qualque pessoa nem por qualquer preço que você foi comprado. Não faça isso ele ama você. se precisa de ajuda me mande um e-mail. eu quero poder te ajudar: danidote@gmail.com. Fique com DEUS.

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!