terça-feira, 30 de março de 2010

O QUE SIGNIFICA O PENHOR DA NOSSA HERANÇA? (jr)

Referência Bíblica

Ef. 1:13 - Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;

Ef 1: 14 - o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.

Texto explicativo

De acordo com a leitura dos versículos acima, o próprio Espírito Santo é o penhor da nossa herança. A palavra grega para “penhor”, no versículo acima (v.13), significa garantia; ou seja, é uma parte do pagamento que irá garantir o pagamento final e completo. Deus nos dá Seu Espírito como uma garantia de toda a nossa herança. Agora imagine, se o Espírito Santo é para nós hoje o penhor da herança, o qual significa uma antecipação do recebimento final, que glória não haverá de ser a herança completa?

Como antecipação, o Espírito Santo é também um antegozo do que haveremos de herdar no futuro. Nos tempos antigos, a palavra grega “penhor” era usada em compras de terrenos. Após feita a negociação, o comprador recebia apenas uma amostra inicial da terra que ele adquiriu. Portanto, de acordo com esse costume grego, um penhor era uma amostra. No plano espiritual, ao desfrutar a amostra temos o antegozo do que estará vindo no futuro. Por exemplo, suponha que alguém lhe dê dez pêssegos de sua plantação. Esses pêssegos são uma amostra e um antegozo do produto de todo o plantio. Embora seja uma amostra, já podemos notar quão intenso será o desfrute da porção total.

Como herdeiros de Deus, temos o Espírito Santo como uma garantia da nossa herança, até mesmo um pagamento inicial. E também temos um antegozo que nos proporciona um excelente desfrute, uma antecipação do gozo eterno de Deus, enquanto o pleno desfrute Dele ainda está por vir. Que maravilhoso é isso! Hoje já podemos desfrutar uma amostra do que haveremos de herdar na eternidade. Sempre que você estiver deprimido ou desapontado lembre-se desse penhor. Isso o levantará e o levará até a eternidade e o arrancará de toda tristeza e depressão. Não esperemos mais; fixe-se seu olhar nas promessas do Senhor.

“Nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam."
 
Pedro Augusto

2 comentários:

Anônimo disse...

ser ou não ser otimista?es a questão

Unknown disse...

Deus lindo

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!