quinta-feira, 18 de março de 2010

BUSQUE AO SENHOR SEM OLHAR PARA TRAZ

Versículos Bíblicos

Lucas 17:30-32 - Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar. (31) Naquele dia, quem estiver no eirado e tiver os seus bens em casa não desça para tirá-los; e de igual modo quem estiver no campo não volte para trás. (32) Lembrai-vos da mulher de Ló.

Lucas 9:62 - diz: "Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás, não é apto para o reino de Deus”

Texto explicativo

No final do versículo acima diz-nos: “Lembre-se da esposa de Ló”. A esposa de Ló tornou-se em uma estátua de sal porque ela olhou para trás de forma prolongada; ela fixou seus olhos em Sodoma. Aquele olhar indicava que ela amava e entesourava no seu coração aquele mundo maligno que estava para ser julgado por Deus. Ela chegou a ser resgatada de Sodoma, mas ela não alcançou o lugar seguro que Ló, seu marido, alcançou (Gn 19:15-30). Veja que situação: de um lado, ela chegou a sair de Sodoma; por outro, ela parou no meio do caminho. Não é essa a situação de muitos cristãos hoje? Muitos são salvos e de fato saem do mundo de pecado; chegam a ouvir o chamado de Deus, mas acabam ficando pelo meio do caminho. Por um lado a mulher de Ló era sal (simbologia dos cristãos), por outro, este sal tornou-se um sal insípido, sem sabor (Lc 14:34-35). Ela foi deixada em lugar de sofrimento e vergonha. Este é um aviso solene aos crentes que amam o mundo.

Quando os anjos tiravam Ló e a sua esposa de Sodoma, eles disseram: “fujam, salvem as tuas vidas; não olhem para trás, nem fiquem em toda a planície (campina)... Fujam para a montanha, para que tu e tua casa não pereças” (Gn 19:17). Vejam que Ló e sua esposa estavam incumbidos de irem adiante e não olharem para trás. Sodoma estava debaixo de completa condenação e eles deveriam esquecê-la. Porém, incapaz de esquecer a cidade de Sodoma, a esposa de Ló se deteve com um “prolongado olhar para trás” e imediatamente se tornou em uma estátua de sal (Gn 19:26). Sodoma é conhecida como cidade de pecado e também simboliza os prazeres do mundo. Uma pessoa que é salva no Senhor e vive às voltas com o pecado e os prazeres do mundo não tem qualquer utilidade para Deus. Muitos carregam a bandeira da salvação mas possuem seus olhos insaciáveis no pecado. Tais pessoas agem como animais, brutos e irracionais, não percebendo a seriedade da condenação a que se incorrem. Por isso, ao ouvir o chamado de Deus, devemos buscar os lugares altos, onde Cristo habita e, assim, sermos enchidos de Cristo como o nosso ar celestial. Ló e sua família deveria fugir e subir a mais alta montanha e não ficar em uma campina.

Subir a montanha significa sair dos lugares baixos no plano espiritual. A Nova Jerusalém é como uma grande montanha que virá dos céus. Se tivermos nossos corações cativos pelas paixões transitórias do mundo e do pecado, ficaremos pesados demais para subir ao cume dessa grande montanha. Jesus Cristo foi um grande exemplo para nós. Certa feita, quando o diabo lhe ofereceu os reinos de deste mundo e a glória deles, o que o nosso Senhor disse ao diabo? Retira-te satanás, porque está escrito: Ao Senhor, Teu Deus, adorarás e só a ele darás culto. Por isso também a Bíblia nos alerta: “Aquele que põe a mão no arado não deve mais olhar para trás”. Se olharmos para trás tornar-nos-emos em uma estátua de sal. Uma estátua é algo que tem a forma de gente (algo vivo), mas na verdade está completamente morta, endurecida e sem funções. Precisamos lembrar que fomos feitos à imagem e semelhança de um Deus vivo e verdadeiro; vivamos, pois, segundo tal aliança e promessas.
 
Pedro Augusto
http://blogferreirajunior.blogspot.com/

2 comentários:

Hermes C. Fernandes disse...

Parabéns pelo belo trabalho apresentado aqui no blog. Já estou seguindo!

Aproveito pra lhe convidar a conhecer meu blog, e se desejar também segui-lo, será uma honra. Seus comentários também serão sempre bem-vindos.

www.hermesfernandes.blogspot.com

Te espero lá!

ivan disse...

pra que sua vida se edifique

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!