segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Desmotivação

Desmotivação

“Fique atento, pois pode ser um problema pessoal atrapalhando o profissional”.
Aos líderes de plantão aqui vai uma sugestão sobre um problema que acompanho todos os dias, a desmotivação gerada por problemas pessoais que afetam diretamente ao rendimento dos colaboradores.

Os problemas são de diversos tipos e proporções, que aliados ao stress do dia-a-dia, fazem com que os profissionais fiquem abaixo dos seus rendimentos e não consigam alcançar as metas.

Entre esses problemas podemos destacar alguns, que já são tratados pelas empresas, mas outros que as organizações ainda não tomam posição.
Alguns deles estão destacados abaixo:

Problemas financeiros – algumas empresas já se preocupam com essa área da vida pessoal de seus colaboradores, para auxiliar são oferecidos empréstimos consignados, cartilhas explicativas de como utilizar bem o dinheiro, palestras de como organizar a saúde financeira e planejamento da renda familiar, etc.
Sabemos o quanto esse problema pode afetar o comprometimento do colaborador com as suas metas profissionais.

Problemas de saúde – esse é um outro problema que é encarado por diversas empresas, além de assistência médica para o colaborador e para os seus familiares, muitas empresas mantêm programas ergonômicos e de saúde ocupacional, para minimizar os problemas causas por stress e esforços repetitivos, mas é importante a liderança ficar atenta, ao menor sinal de um problema de saúde é necessário dar apoio ao colaborador e deixar claro que a posição da empresa é privilegiar a saúde de sua equipe.
Líder não deixe de cuidar da saúde de seus colaboradores, pessoas doentes não conseguem produzir e atingir suas metas.



Problemas relacionados ao coração – Isso mesmo as chamadas dores de amor, parece brincadeira, mas desilusões amorosas acontecem todos os dias e prejudicam o rendimento da equipe.

Por incrível que pareça, apesar de ser um problema comum, as empresas e os lideres costumam não se atentar para isso, as separações, as brigas pela guarda dos filhos, etc., são momentos complicados para os colaboradores.

Sabemos que é muito difícil o líder atuar nessa situação, mas fica aqui uma dica minha, crie um laço de carinho, respeito e confiança em sua equipe.

Quanto mais seus colaboradores tiverem liberdade de tratar de diversos assuntos com você, inclusive sobre relacionamentos, mas você poderá ajudá-los a resolver, mesmo que em determinados assuntos você só poderá ser um ouvinte, mas pelo menos já estará auxiliando.

Pode ser quem em determinados casos seja necessário à ajuda de um especialista para auxiliar o colaborador.

Eu relacionei alguns problemas enfrentados pelos colaboradores, mas tenho certeza que existem muitos mais no dia-a-dia das organizações.

Nunca deixem seus colaboradores sozinhos em momentos difíceis, lembrando que é nesses momentos que eles mais precisam de apoio para enfrentar as adversidades que a vida lhes impõe, mas que podem afetar os resultados e a busca em atingir a metas da empresa e de sua equipe.

Se houver auxilio nesses momentos difíceis, com certeza o colaborador jamais vai esquecer de quem realmente lhe estendeu a mão, quando ele mais precisava.

Fonte: ogerente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!