segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Ter esperança

Ter esperança
Mais do que uma virtude, a esperança é fé, é a confiança em conseguir o que se deseja realizar. Esperança é a crença profunda de que bons tempos virão, mesmo que ainda não consigamos vê-los claramente.



Ter esperança é sentir em seu coração a certeza de que toda escuridão sempre dará lugar a uma nova luz. E que, como diz um antigo pensamento popular, não importa o quanto a noite seja escura, sempre haverá um amanhecer.



Quem anda com os pés apoiados na esperança de dias melhores, jamais deixará de ter forças para prosseguir, jamais largará seus propósitos de felicidade, em tempo algum abandonará sua fé e a crença em seus objetivos.



Quando você tem esperança, nenhuma tarefa é árdua demais, nenhum sonho é impossível. A esperança tem tudo a ver com a possibilidade de realização dos seus sonhos.



Ter esperança é ousar sonhar mais e mais, sabendo que cada desejo seu se unirá a outro, formando uma sucessão de sonhos, mostrando-lhe a sua razão de viver. Quando você tem esperança, todos os seus caminhos são sinalizados de modo a que sua caminhada seja determinada e certeira, rumo à felicidade e vivendo a felicidade de cada dia.



Nas palavras de Santo Agostinho, filósofo e escritor da antiguidade, "Enquanto houver vontade de lutar, haverá esperança de vencer." Eu acrescentaria também que enquanto houver esperança de vencer, haverá vontade de lutar.



Quando você entender que dar a si mesmo uma boa dose de esperança é a melhor forma de ser bondoso e justo consigo mesmo, jamais carregará de novo a tristeza, a ansiedade e o medo em seus ombros.



A esperança é irmã gêmea da felicidade. Ter esperança é acreditar na felicidade que existe dentro de si mesmo, até mesmo quando tudo à sua volta parece dar errado.



Apenas é preciso ter cuidado para não confundir ansiedade com esperança. Porque a ansiedade é irmã gêmea da impaciência. E leva embora toda a sua possibilidade de ser feliz.



Sua esperança é o seu compromisso com a felicidade. Quando você planta esperança em seu coração, uma vida mais feliz é o produto da sua colheita. E essa felicidade gera novas sementes, para produzir ainda mais esperança.



Quem sabe esperar, com fé na abundância da vida e confiança na Providência Divina, jamais se tornará escravo da impaciência.



Quando você tem esperança, nenhum problema é insolúvel, nenhuma tarefa é árdua demais, nenhuma ansiedade junta forças em seu coração e nunca é tarde demais para realizar o seu sonho de ser feliz.


Gilberto Cabeggi é escritor, autor do livro “Todo Dia É Dia de Ser Feliz”, pela Editora Gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!