terça-feira, 20 de outubro de 2009

Amigos desejáveis x indesejáveis

Sete bons sinais de um amigo desejável

Um amigo desejável lhe diz a verdade em amor. "Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos" (Pv 27:6).

Um amigo desejável lhe dá bons conselhos. "Como o óleo e o perfume alegram o coração, assim, o amigo encontra doçura no conselho cordial" (Pv 27:9).

Um amigo desejável a refina. "Como o ferro com o ferro se afia, assim o homem, ao seu amigo" (Pv 27:17).

Um amigo desejável ajuda você a crescer em sabedoria. "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau" (Pv 13:20).

Um amigo desejável é chegado a você. "O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigos mais chegados do que um irmão" (Pv 18:24).

Um amigo desejável ama e apóia voçê. "Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão" (Pv 17:17).

Um amigo desejável é socorro em tempo de dificuldade. "Melhor é serem dois do que um, por que têm melhor paga do seu trabalho. Por que se caírem, um levanta o companheiro; ai porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante" (Pv 4:9,10).

Se você tem amigos com essas qualidades, proteja essas amizades com orações. Se você tem amigos com qualidades nada desejáveis, precisa orar por eles também.


Sete sinais de um amigo indesejável

Um amigo indesejável é imoral e não tem consederação pelos outros. "Mas, agora, vos escrevo que não associeis com alguém que dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idótara, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais" (1Co 5:11).

Um amigo indesejável é insconstante e instável. "Não te associes com os revoltosos. Porque de repente se levantará a sua perdição, e a ruína que virá daqueles dois, quem a conhecerá?" (Pv 24:21,22).

Um amigo indesejável está sempre irado. "Não te associes com o iracundo, nem andes com o homem colérico, para que não aprendas as suas veredas e, assim, enlaces a tua alma" (Pv 22:24,25).

Um amigo indesejável dá conselhos ímpios. "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (Sl 1:1).

Um amigo indesejável é um incrédulo iniquo. "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? (2Co 6:14,15).

Um amigo indesejável é um insensato. "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau." (Pv 13:20).

Um amigo indesejável é irreverente para com Deus e suas leis. "Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos" (Sl 119:63).

Se você tem amigos com características como essas, peça a Deus que lhe envie novos amigos e enquanto voçê ora para que os antigos sejam transformados.

(Extraído do livro O poder da mulher que ora)

Font: http://tarcisoares.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!