segunda-feira, 31 de março de 2008

O coração é enganoso

O coração é enganoso e leva à perdição aquele que se deixa guiar por ele. Um exemplo muito comum é a paixão. Quando um indivíduo se vê apaixonado, fica cego para a realidade que o cerca; e aquela ou aquilo por quem está apaixonado se torna o ser mais importante em sua vida, confiando plenamente neste ser, acima de todas as coisas, até mesmo do próprio Deus.

É o que acontece também com aquele que se vê dominado pelos vícios. A pessoa acredita piamente que a droga poderá resolver seus problemas (e aparentemente, por momentos, sente-se feliz). Mas está tão cego, tão "apaixonado" que não consegue enxergar a verdade.

A palavra de Deus é clara "Maldito o homem que confia no homem" , ou seja, toda vez que a pessoa confia mais em alguém ou coloca o seu coração em alguma coisa, deixando Deus em segundo plano, atrai para si e para o outro a maldição.

Nas relacões pessoais em geral é comum confiar muito no outro, ouvir os seus conselhos, às vezes, sem parar para refletir se aquela palavra é ou não contrária à vontade de Deus; e a pessoa que a escuta aceita, fica muito grata ao seu "amigo". O sentimento de amizade vai se estreitando; de modo que o outro não consegue mais tomar uma decisão ou viver sem se aconselhar com aquele amigo, está completamente entregue e na dependência do outro. Nesse contexto, não é raro acontecerem decepções, traições, nos mais variados níveis e graus de relacionamento.

Não quero dizer com isso que não se deve conversar, ou se relacionar com as pessoas, mas que é preciso tomar muito cuidado para não se deixar enganar pelo coração. "Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor" , precisamos criar o hábito de falar com
Deus, buscar a presença de Deus e a direção do Espírito Santo; confiando, primeiramente, no Senhor Jesus, naquilo que Ele nos fala através de sua palavra.



Leia:

Jeremias 17

5 Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor!

6 Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá vir bem algum; antes morará nos lugares secos do deserto, em terra salgada e inabitada.

7 Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor.

8 Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.

9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o poderá conhecer?

10 Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.



Hoje em dia, o acesso ao conhecimento, à informação, é muito grande e, através dos meios de comunicação e da internet, infinitamente maior que no passado.

O contato interpessoal, então, tornou-se ilimitado; não existem fronteiras. É possível estar em contato com pessoas de qualquer parte do mundo num simples clic; portanto, o cuidado para não se deixar enganar ou seduzir pelo sentimento, ou apelos do coração deve ser ainda maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!